TRE-MG orienta candidatos sobre normas das eleições 2020

Proibição de distribuição de materiais impressos, uso obrigatório de máscara e distanciamento são algumas das regras


Por Gracielle Nocelli

12/11/2020 às 18h45

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou uma lista de recomendações para candidato(a)s às prefeituras e câmaras municipais a fim de evitar aglomerações e garantir a segurança contra a Covid-19 nas eleições do próximo domingo (15).

A assessoria do TRE-MG informou que um ofício contendo as orientações, assinado pelo presidente Alexandre Victor de Carvalho, foi encaminhado a todos os partidos políticos. O documento determina a proibição de distribuição de material impresso e a obrigatoriedade do uso de máscara, cobrindo nariz, boca e queixo.

PUBLICIDADE

Ainda como medida de segurança, não será permitida a retirada da máscara no local de votação. Por isso, estão proibidas atividades como alimentação e bebidas nestes espaços. Também é aconselhável levar a própria caneta para a assinatura de documentos.

Prevenção ao coronavírus

O TRE-MG solicita que o(a) candidato(a) evite levar acompanhantes ao local de votação; não tenha contato físico com eleitores e mesários; e mantenha distância mínima de um metro das pessoas. “Apenas serão admitidos nas seções eleitorais e nas juntas eleitorais membros de partidos credenciados para atuarem como fiscais, delegados e candidatos”, afirma o documento.

Para maior proteção, os partidos devem evitar designar fiscais com idade acima de 60 anos ou com outros fatores de risco à Covid-19.

O ofício destaca que o presidente da mesa receptora de votos é a autoridade máxima na seção eleitoral e “ele só permitirá a entrada no local de quem vota ali e de fiscais credenciados pelos partidos, observando a capacidade máxima para que seja possível manter distância de, pelo menos, um metro entre cada pessoa”.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: eleições 2020

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.