Câmara Mirim terá 35 alunos de dez escolas


Por Eduardo Maia

11/06/2015 às 20h35

Alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas municipais e particulares participaram nesta quinta-feira (11) da cerimônia de lançamento da Câmara Mirim – edição 2015. Ao todo, 135 estudantes de dez instituições de ensino irão promover debates sobre dois temas, por meio de dinâmicas. Para esta edição, entre os assuntos escolhidos está “Educação de qualidade e ação cidadã” – com os subtemas “Para uma cultura de paz” e “Para uma participação política dos estudantes”. Outro tema a ser abordado é “Qualidade de vida e meio ambiente” – com os subtemas “Recursos hídricos” e “Responsabilidade social e consumo consciente”.

Nesta quinta, após fazerem o juramento de respeito aos regimentos da Câmara Municipal diante do presidente da Casa, o vereador Rodrigo Mattos (PSDB), os estudantes assistiram a vídeos produzidos pelas próprias escolas, a fim de fundamentar os debates.

PUBLICIDADE

A primeira ação dos participantes da Câmara Mirim ocorre no Colégio Santa Catarina nesta sexta (12), a partir das 8h. Depois das discussões, vão ser apresentadas seis propostas a serem apreciadas pelo Legislativo. Elas constarão no documento final, com entrega prevista para novembro. Caso a Câmara possa legislar sobre o assunto, elas poderão virar lei, por meio da Comissão de Participação Popular. No entanto, se a demanda for de responsabilidade do Executivo, as propostas serão enviadas para a administração municipal por meio de requerimento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.