UFJF debate 30 anos da Constituição Federal


Por Tribuna

05/06/2018 às 19h39

Os 30 anos da Constituição Federal, comemorados no dia 5 de outubro de 1988, serão tema de um seminário nesta quarta-feira (6), no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os debates, que se estenderão das 14h às 21h e serão divididos em três mesas, também abordarão a atual crise política brasileira. O evento é promovido pela Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF e pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFJF.

As três mesas de debate reunirão representantes de seis diferentes instituições de pesquisa e ensino. A primeira delas terá como tema “Liberdades fundamentais e direitos políticos: avanços e retrocessos”, tendo como expositores o professor Felipe Borba (Unirio/Diretoria Regional Sudeste da ABCP) e a professora Claudia Toledo (Faculdade de Direito/UFJF) e como debatedora a professora Christiane Jalles (Departamento de Ciências Sociais/UFJF).

PUBLICIDADE

Já a segunda mesa recebe o título de “O Supremo Tribunal Federal e a Constituição de 1988” e terá como expositores a professora Marjorie Corrêa Marona (Departamento de Ciência Política/UFMG), o professor Igor Suzano Machado (Departamento de Ciências Sociais/UFES). O professor Rubem Barboza (Departamento de Ciências Sociais/UFJF) será o debatedor.

Por fim, outra composição irá discutir “Presidencialismo de coalizão e controles democráticos”, com os professores Rogério Bastos Arantes (Departamento de Ciência Política/USP), Andrea Marcondes de Freitas (Departamento de Ciência Política/Unicamp) como expositores e Jorge Chaloub (Departamento de Ciências Sociais/UFJF) como debatedor.

As inscrições são abertas ao público, gratuitas e podem ser realizadas através do link.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.