Ibope e Datafolha põem Aécio na frente de Marina
Na véspera do primeiro turno das eleições, as pesquisas feitas pelo Ibope e pelo Datafolha, divulgadas ontem, mostram a imprevisibilidade de quem irá disputar o segundo turno com a candidata Dilma Rousseff (PT), que conta com 40% das intenções de voto, em ambas as pesquisas. O candidato Aécio Neves (PSDB) aparece dessa vez em segundo lugar, com 24% nos dois levantamentos, crescendo cinco pontos na pesquisa do Ibope e três pontos na do Datafolha, em relação ao último levantamento. Marina Silva (PSB) caiu de 24% para 21%, segundo o Ibope, e de 24% para 22%, segundo o Datafolha. Mesmo assim, o tucano e a ambientalista estão em situação de empate técnico, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, mas a curva descendente e contínua de Marina e a curva ascendente e contínua de Aécio favorecem o candidato do PSDB.
A candidata Dilma se manteve com 40% nas pesquisas dos dois institutos. Ao considerar apenas os votos válidos, quando são excluídos da amostra brancos, nulos e indecisos, a presidente está com 46% pelo Ibope e 44% pelo Datafolha. A situação é favorável à presidente, que, se angariar alguns votos a mais, pode garantir um novo mandato ainda neste domingo. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nas duas pesquisas, os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV) tiveram, cada um, 1% das intenções de voto. Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram 1%. Os votos nulos ou brancos somam 7% e os indecisos, 5%, de acordo com o Ibope. Segundo o Datafolha, 5% são indecisos e 4% nulos e brancos.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro. Já o Datafolha ouviu 18.116 eleitores em 468 municípios nos dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Segundo turno
Em um possível segundo turno entre Marina e Dilma, a atual presidente possui uma diferença de dez pontos da candidata do PSB, no levantamento do Datafolha. Dilma está com 49% e Marina com 39%. Na sexta, Dilma tinha 48% e Marina, 41%. Em um embate entre Dilma e Aécio no segundo turno, a diferença seria menor, segundo o Datafolha, com 48% das intenções de voto para Dilma e 42% para Aécio.
Já na pesquisa do Ibope, Dilma venceria por oito pontos de diferença os dois candidatos. Ambos os levantamentos apontam que a presidente ficaria com 45%, enquanto qualquer dos adversários teria 37%.