Dignidade a obesos


Por Lina Castro

03/03/2017 às 19h06

A vereadora Ana Rossignoli (PMDB) quer garantir que hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde em funcionamento em Juiz de Fora disponibilizem equipamentos especialmente adaptados ao atendimento de obesos mórbidos. O pleito é tema de projeto de lei apresentado na Câmara pela parlamentar ainda em janeiro. A proposta, contudo, ainda não reúne condições de ser debatida em plenário e passa pelo crivo das comissões temáticas da Casa.

Entre os equipamentos destacados pelo texto do projeto, caso a legislação seja aprovada em plenário e sancionada pelo Poder Executivo, se tornarão obrigatórios a adequação de insumos como avental de tamanho apropriado, de tecido ou material descartável; balança; laringoscópio; material de acesso venoso profundo; cadeiras de rodas reforçadas, com largura mínima de 70cm; e macas reforçadas, com largura mínima de 70cm e altura máxima de 70 cm.

PUBLICIDADE

A proposição ainda define que, caso o projeto seja aprovado, seja aplicada multa de R$ 1 mil para os estabelecimentos que desrespeitarem as determinações. O valor da sanção poderá dobrar em casos de reincidências. Segundo a justificativa de Ana, o projeto “visa minimizar o constrangimento sofrido pelo portador de obesidade que já sofre pelo excesso de peso, e ainda mais, quando não consegue receber o atendimento adequado devido a sua estrutura”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.