Estado registra 51 mortes por coronavírus em 24 horas, mais um recorde
Em entrevista à TV Globo, governador Romeu Zema diz que avalia possibilidade de decretar lockdown
Minas Gerais registrou novo recorde de mortes por Covid-19, com mais 51 óbitos em apenas um dia. O número total de vítimas que não resistiram ao coronavírus já chega a 771 no estado. Mais 1.446 casos também foram confirmados em 24 horas, destacando a ascendência da curva de infecção, que ficou mais íngreme neste mês. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em entrevista à TV Globo também nesta quarta, o governador Romeu Zema (Novo) não descartou a possibilidade de decretar lockdown, o fechamento total.
A mais recente estimativa de pico da epidemia feita pelo Governo estadual é para meados de julho, e os sucessivos aumentos de mortos e infectados por Covid-19 nos últimos dias reforçam a previsão.
Desde o início da pandemia, Minas contabiliza 31.343 casos da doença. Desse total, 12.317 infectados permanecem sendo acompanhados, enquanto 18.255 são considerados recuperados, porque receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.
Entre as 51 novas mortes, uma aconteceu em Muriaé, na Zona da Mata, e outra em Barbacena, cidade do Campo das Vertentes que fica a cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora. Também foram registrados sete óbitos em Uberlândia, município do Triângulo Mineiro que segue em segundo lugar no estado em incidência da doença, com 63 mortes e 2.990 vítimas. Já Belo Horizonte, que lidera a triste estatística, contabilizou mais oito mortos, totalizando 104 pessoas que faleceram e 4.668 casos confirmados.
Juiz de Fora, que também vivenciou um crescimento exponencial de vítimas do coronavírus neste mês, quando os casos mais que dobraram em relação aos três meses anteriores, permanece na terceira posição em Minas, com 47 óbitos e 1.298 casos confirmados na contagem do Estado. O número é menor do que aquele divulgado pela Prefeitura até a noite de terça (23), quando a cidade tinha 52 mortes atestadas e 1.415 confirmações da Covid-19, além de 6.887 suspeitas.
Lockdown
Em entrevista à TV Globo nesta quarta-feira, o governador Romou Zema admitiu que pode adotar o lockdown em algumas regiões de Minas Gerais. “Poderemos ter o lockdown, sim, mas em determinadas regiões onde a incidência está muito acima do que seria considerado adequado”, disse durante a entrevista, sem, no entanto, especificar uma data ou região.