Minas Gerais recebe 190 mil doses da vacina de Oxford
Primeira remessa do imunizante Covishield chegou a Belo Horizonte neste domingo; municípios devem receber doses nos próximos dias
Minas Gerais recebeu, na manhã deste domingo (24), 190.500 doses da vacina Covishield, conhecida como vacina de Oxford, produzida pelo laboratório Astrazeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. A remessa chegou ao estado pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Conforme o Governo, as doses serão distribuídas aos municípios nos próximos dias e serão destinadas ao grupo prioritário de vacinação.
Após a chegada ao aeroporto, os imunizantes foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frios de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde ficarão armazenados. A Polícia Militar escoltou o transporte da vacina.
Esta é a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 que o Estado de Minas Gerais recebe. A primeira, contendo 577 mil doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegou na última segunda-feira (18). Na mesma data, foi dado início à vacinação com a aplicação da primeira dose em profissionais de saúde.
Eficácia da Covishield
De acordo com o Governo de Minas Gerais, os estudos demonstraram resultados em 98% dos indivíduos em 28 dias após a primeira dose e 99% em 28 dias após a segunda dose, com intervalo de 12 semanas entre as duas aplicações.
Já em indivíduos com uma ou mais comorbidades, a vacina demonstrou eficácia de 73,43%.