Estado recebe vacinas contra Covid para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades

Ministério da Saúde irá disponibilizar, inicialmente, 95 mil doses do imunizante para Minas Gerais


Por Tribuna

09/11/2022 às 19h31- Atualizada 09/11/2022 às 19h38

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) vai receber o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para imunização de crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. De acordo com a pasta, inicialmente, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 95 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech para o estado. Ainda não foi divulgada a data para início da vacinação.

O quantitativo enviado pelo Governo federal será destinado para aplicação das três doses da vacina recomendadas. Conforme a SES-MG, a vacina Pfizer-BioNTech é a única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária. O quantitativo de doses que será enviado para cada município, bem como a logística de distribuição, será divulgado posteriormente.

PUBLICIDADE

Um milhão de doses

O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos que tenham comorbidades no dia 13 de outubro. O órgão recebeu um milhão de doses do imunizante no início de novembro.

A vacina para crianças de 6 meses a 4 anos tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. A formulação da vacina Pfizer-BioNTech deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).

As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de dez semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.