Tupi vence o Mamoré, mas é eliminado

Dependendo de vários resultados, vitória por 3 a 1 foi insuficiente para classificar o Galo Carijó para o quadrangular final do Módulo II


Por Júlio Black

31/10/2020 às 17h45

Tupi (à esquerda no gramado) lutou e derrotou o Mamoré, mas foi eliminado do Módulo II do Campeonato Mineiro (Reprodução: TVN Sports)

Foi uma vitória amarga. O Tupi derrotou na tarde deste sábado (31) o Mamoré por 3 a 1, mas o resultado não foi suficiente para classificar o Galo Carijó para o quadrangular final do Módulo II do Campeonato Mineiro. A partida, válida pela última rodada da fase de classificação, foi disputada no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e teve gols de Matheus Mega, Amorim e Davi para os donos da casa, com Guilherme anotando para a equipe de Pato de Minas, que terminou na lanterna (nove pontos) e foi rebaixada para a terceira divisão com o CAP Uberlândia. Já o Tupi chegou aos 15 pontos e encerrou sua participação em sexto lugar.

Antes o início da partida, o Tupi já tinha feito as contas para saber o que precisaria para manter as chances de chegar à elite mineira. Tinha que torcer por derrotas do Nacional de Muriaé e o Democrata de Governador Valadares, e que o Democrata de Sete Lagoas conseguisse, no máximo, um empate. Além disso, precisaria golear o Mamoré por pelo menos quatro gols de diferença para ultrapassar o Nacional. De tudo que precisava, aconteceu apenas o resultado negativo do time de Sete Lagoas, que perdeu para o Serrano – que se salvou do rebaixamento com um gol nos acréscimos – por 2 a 1; Nacional e o outro Democrata venceram, respectivamente, o Athletic e Pouso Alegre por 3 a 1. Além disso, o Alvinegro de Santa Terezinha venceu pela diferença necessária.

PUBLICIDADE

Pouca esperança

Com a bola rolando, o Tupi mal teve tempo de manter as esperanças, pois o Nacional abriu o marcador contra o Athletic quando a partida no Mário Helênio sequer havia chegado aos cinco minutos. Mesmo assim, o Tupi tentou fazer sua parte e marcou o primeiro gol aos oito minutos. Após cobrança de escanteio, Matheus Mega subiu mais alto que a zaga e, da marca do pênalti, cabeceou no canto esquerdo de Caio.

O Galo Carijó teve chance de ampliar com Yan, mas logo depois tomou o empate, aos 18 minutos, com Guilherme. Os dois times precisavam do resultado – principalmente o Mamoré, que seguia na zona da degola -, mas a primeira etapa foi marcada por pouca criatividade de ambos os lados, e Tupi e Mamoré foram para os vestiários com o um a um no placar.

Logo no início do segundo tempo, um pouco mais de esperança para o Tupi. Amorim, que entrou no intervalo no lugar de Regino, marcou logo aos dois minutos. Os anfitriões, porém, enfrentavam um adversário desesperado, que pressionou e teve chances de empatar. Para piorar, Nacional e Democrata-GV foram ampliando seus marcadores, e o terceiro gol, marcado por Davi aos 41 minutos, serviu apenas para que o Tupi tivesse uma despedida com alguma dignidade na temporada.

Quadrangular final

Com os resultados da rodada, Pouso Alegre, Athletic, Betim e Nacional de Muriaé estão classificados para o quadrangular final, enquanto CAP Uberlândia e Mamoré foram rebaixados. Para o Tupi, resta esperar a chegada de 2021, quando voltará a disputar o Módulo II do Mineiro, desta vez com a companhia do Tupynambás, rebaixado este ano da primeira divisão. Com alguma sorte e competência, Juiz de Fora retorna à elite estadual em 2022. Se isso acontecerá com uma ou duas equipes, a resposta virá apenas na próxima temporada.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.