TJD multa Tupi e suspende presidente Myrian Fortuna

Decisão divulgada na terça (30) foi motivada por falta de pagamento de taxas de arbitragem da partida contra o Uberlândia, no último dia 20. Clube admite falta de verba, mas confirma depósito


Por Bruno Kaehler

31/01/2018 às 20h04- Atualizada 01/02/2018 às 21h28

A reportagem buscou contato com a presidente do clube, Myrian Fortuna, que preferiu não se pronunciar (Foto: Felipe Couri)

A comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Mineira de Futebol (FMF) puniu o Tupi por falta de pagamento de taxas de arbitragem relativas ao jogo do último dia 20, contra o Uberlândia, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A decisão, divulgada nesta terça (30), define suspensão da presidente carijó, Myrian Fortuna, assim como multa de R$ 100 além do pagamento dos débitos. Desta forma, a mandatária só poderá voltar a assinar contratos e responder legalmente pelo Alvinegro após “o cumprimento da obrigação ora imposta”, como determinado pelo TJD.

Na súmula do duelo que terminou com o placar de 5 a 2 para o adversário juiz-forano, o árbitro do confronto, Felipe Fernandes de Lima, citou o não recebimento da verba (ver quadro). Em nota oficial, o Tupi relatou que “na partida diante do Uberlândia foi repassado à Federação o valor da arbitragem, mas, como ocorreu um déficit, os funcionários da FMF optaram por fazer o pagamento a si, e não aos árbitros, como combinado, o que ocasionou o ocorrido. Porém, o depósito desse déficit já foi realizado e agora basta aguardar que o valor seja debitado.” A reportagem buscou contato com a presidente do clube, que preferiu não se pronunciar.

PUBLICIDADE

Partida contra o Patrocinense é antecipado a pedido da torcida

O duelo entre Tupi e Clube Atlético Patrocinense, válido pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro, foi antecipado para sexta-feira (9), às 20h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O encontro estava previsto para o sábado (10) de carnaval, às 17h. A mudança ocorreu, de acordo com a Diretoria de Competições da FMF, por solicitação do próprio Carijó. À Tribuna, o diretor de futebol do clube, Nicanor Pires, explicou que a alteração foi sugerida por torcedores.

“Já fizemos o passaporte com todos os ingressos em casa do Mineiro por ideia da torcida, então houve uma aproximação dela com a diretoria. Os torcedores sugeriram essa troca por ser sábado de carnaval, muitos viajam, então resolvemos acatar a ideia. Será um teste para a gente ver se o público melhora em relação ao histórico recente de jogos nossos nos sábados de carnaval”, relata.
O Tupi ocupa a lanterna da competição com 3 pontos. Antes do embate diante do Patrocinense, o Galo visita o Villa Nova, domingo (4), às 16h.

Adeus após 32 anos
Com prestação de serviços ao Tupi desde 1985, o médico José Roberto Maranhas deixou o Galo Carijó. O profissional chegou a exercer o cargo de vice-presidente do clube e, na gestão de Myrian Fortuna, era VP de Futebol, além de cuidar da saúde do elenco e demais representantes do clube de Santa Terezinha. Maranhas alegou desgaste físico como motivo da saída.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.