Juiz de Fora sedia Circuito de Tênis


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Regina Campos

30/08/2018 às 21h02- Atualizada 31/08/2018 às 16h32

Começa nesta sexta-feira (31) a segunda etapa do Circuito de Tênis Arena Tênis Clube 2018, na Arena Tênis Clube em Juiz de Fora. Até o próximo domingo (2), o evento irá reunir 16 atletas de quatro estados – Rio de Janeiro, Alagoas, São Paulo e Minas Gerais – para disputar a categoria masculina da primeira classe. Ainda no domingo, acontecem dois jogos da categoria feminina da segunda e terceira classes, com a participação de quatro atletas de Juiz de Fora e região.

A primeira etapa do circuito deste ano ocorreu em junho. Segundo a organização do evento, até o final do circuito, as competições devem trazer a Juiz de Fora cerca de 180 tenistas de 40 municípios. Conforme o coordenador, Thiago Aguiar, os torneios têm o objetivo de aproximar o esporte profissional à realidade local, reunindo atletas profissionais e amadores em um mesmo ambiente.

PUBLICIDADE

“Desde o ano passado, estamos trazendo etapas estaduais para Juiz de Fora, o que é legal para aproximar tenistas locais e pessoas que gostam do esporte. Além disso, essa proximidade do amador com o profissional é muito interessante, porque estimula os iniciantes e crianças que fazem aula. Acho que o torneio tem um papel muito válido de promoção do esporte como atividade física e também para competição.” comenta.

O campeonato é válido para o ranking da federação mineira, somando 250 pontos para os atletas participantes. O vencedor ganha o prêmio de R$ 2.400. A competição reúne atletas pontuadores no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), de nível mundial e nacional juniores e nível profissional.

Segundo Thiago, os competidores favoritos no campeonato masculino são os tenistas pontuadores no ranking ATP: Gabriel Ciro, do estado de São Paulo; Fábio Costa e Christian Oliveira, do Rio de Janeiro. “Receber em Juiz de Fora esses jogadores é uma oportunidade rara, são atletas que correm o mundo participando de torneios profissionais.” explica.

O carioca Jorge Werneck, 23 anos, é ex-morador de Juiz de Fora e participou dos campeonatos anteriores promovidos pelo clube. Tenista há cerca de 10 anos, pontua no ranking mineiro e já participou de torneios regionais. Para o campeonato deste final de semana, Jorge conta que gostaria de enfrentar o atleta Fábio Costa, se tiver a oportunidade. “Ele é muito conhecido e joga muito bem, queria fazer um jogo com ele”, diz.

Sobre o campeonato, ele avalia: “É muito legal para a cidade, porque é um torneio grande, que consegue trazer gente de fora e movimenta quem joga em Juiz de Fora. Quem gosta de tênis sempre fica sabendo e comparece para assistir aos jogos. É bem legal.” Também participam do campeonato masculino o juiz-forano Felipe Miana, terceiro colocado no ranking da Federação Internacional de Tênis na categoria sênior acima de 40 anos.

Marina Padilha, 37, nasceu em Leopoldina, mas mora em Juiz Fora há uma década e pratica o esporte há cerca de 15 anos. Atleta amadora da 2ª classe, ela fará sua terceira participação no campeonato. “A gente acaba se sentindo atleta, apesar de ser amadora. E o torneio colabora para a interação, porque conhecemos muita gente no campeonato, e é muito bom assistir aos outros jogos. Eu estarei ali para me divertir, praticar e fortalecer o esporte na cidade e na região”, comenta. Em junho, Marina foi vice-campeã na 1ª etapa do Circuito de Tênis Arena Tênis Clube.

A primeira partida do torneio masculino acontece às 16h desta sexta-feira (31). Já as mulheres estreiam às 13h30 do domingo. A Arena Tênis Clube fica localizada na Rua Zaquia Nami Mokdeci, 71, bairro Aeroporto. A entrada é franca.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Tópicos: tênis

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.