Vida à memória: Tupi fecha parceria com memorial

Clube busca preservar a centenária história ao lado do Memorial Carijó Joacyr Soares de Lima, administrado por Léo Lima, filho de Eurico, ex-jogador alvinegro


Por Tribuna

28/03/2022 às 19h17

Demanda antiga de torcedores e ídolos carijós, um trabalho de valorização da história do clube, por meio de seu resgate e de sua preservação, será iniciado no Tupi. Por meio de seu site oficial, o Alvinegro de Santa Terezinha confirmou o lançamento de uma parceria com o Memorial Carijó Joacyr Soares de Lima, administrado pelo professor, historiador e torcedor do Galo, Léo Lima, filho de Joacyr Soares de Lima, o Eurico, que jogou na equipe conhecida nacionalmente como Fantasma do Mineirão, de 1.966.

“Esta ação faz parte do planejamento de reestruturação da nova gestão, que tem como principal objetivo fortalecer a marca Tupi no mercado novamente e buscar, cada dia mais, se reaproximar de suas raízes históricas. A parceria visa realizar exposições itinerantes do acervo, colaborar com dados estatísticos do clube, prestar apoio para catalogação, identificação e organização da sala de Troféus, entre outras ações”, explica o Tupi na nota divulgada.

PUBLICIDADE

Fundador do Memorial, Léo Lima, já chamado também de Léo Tupi, exaltou a iniciativa. “Importante saber que agora nós podemos direcionar o nosso foco de pesquisa e estudos com o clube, valoriza muito o nosso trabalho, poder compartilhar com a torcida Carijó, principalmente, com as novas gerações, o passado glorioso do clube e também aquilo que estar por vir, no sentido de valorizar essa história que é tão bonita na cidade, pela representatividade social, cultural, econômica”, afirmou ao site alvinegro.

Léo Lima, filho do ex-carijó Eurico e torcedor fanático alvinegro, posa em meio à relíquias do Memorial (Foto: Divulgação)

Ainda conforme as informações repassadas pelo Galo, “a parceria terá um papel importante no sentido de exaltar os feitos históricos do clube, das conquistas, das grandes realizações, mas também dos personagens, das pessoas que passaram pelo clube: atletas, ex-atletas, treinadores, dirigentes, funcionários, ex-funcionários, torcedores, que foram muito importantes e deram grande contribuição para a formação do clube, e que muitos não conhecem os feitos, e essa parceria servirá para despertar na sociedade de Juiz de Fora esses personagens, com intuito de valorizar essas pessoas. (…) é de suma importância exaltar o valor que esses documentos históricos podem ter para a memória institucional e a memória social, além da valorização dessas pessoas, fomentando gerações de torcedores e adeptos.”

Pré-temporada

Em campo, o Galo iniciou, de forma oficial, os treinamentos de pré-temporada para o Módulo II do Campeonato Mineiro nesta segunda-feira. As atividades, assim como todas as outras da semana, não terão acesso da imprensa. A partir desta terça, estão programadas atividades em dois períodos para os profissionais carijós. O Tupi estreia no dia 27 de abril contra o Ipatinga, fora de casa.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: tupi

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.