UFJF vence, mas fica fora dos playoffs da Superliga
Poderia ser uma noite histórica a deste sábado (28) para a equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De certa maneira foi, pela emoção, pela vitória e pela confirmação da melhor campanha da história dos locais nas quatro participações na Superliga Masculina de Vôlei. Mas a classificação para os playoffs da ainda não aconteceu na temporada 2014/2015. Jogando em casa, os juiz-foranos derrotaram os paulistas São Bernardo, na última rodada da primeira fase do torneio, por 3 sets a 0 (25/19,25/22 e 25/14). A passagem para a segunda etapa da competição nacional não aconteceu por conta do ponto marcado por Montes Claros, vencendo dois sets do Brasil Kirin no Norte de Minas.
Antes mesmo de a bola subir, o clima no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), no campus, já era de decisão. Cerca de uma hora antes do começo do confronto as arquibancadas já estavam cheias e, quando o primeiro saque atravessou a quadra já não havia mais espaço para qualquer um na galera. Mas o calor de fora não parece ter mexido com os nervos dos adversários e nem empolgado os jogadores juiz-foranos, e o São Bernardo começou melhor, conseguindo vantagem com boa passagem do ponteiro Edy no saque. Na primeira parada obrigatória, o marcador era do time do ABC Paulista, em 8 a 6.
Colocando pressão com vaias a cada saque do oponente, vibrando a cada ponto e empurrando com gritos os serviços da Federal para o outro lado, a galera fez sua parte, e o time em quadra reagiu. Defendendo bem e sem desperdiçar contra-ataques, os juiz-foranos chegaram a abrir seis pontos de vantagem. O São Bernardo não se entregou, mas a atuação segura da UFJF não deu chance para a reação paulista vingar, e o primeiro set foi dos donos da casa em 25 a 19.
Com ola
Como na primeira parcial, em uma boa sequência de saques, desta vez do ponteiro André Santos, os visitantes iniciaram na frente a segunda, e desta vez com mais vantagem, fazendo 8 a 3 no placar. Em dificuldade na recepção, a Federal não conseguia reagir, mesmo com as substituições do técnico Alessandro Fadul, invertendo por duas vezes os levantadores Rodrigo e Gelli, e os opostos Bergamo e Alemão. Colocando Batagim no lugar do ponteiro Manius, o comandante juiz-forano tentou melhorar sua linha de passe, mas nada parecia funcionar. A reação só veio quando Rodrigo conseguiu complicar a recepção do São Bernardo no saque, e o bloqueio dos locais passou a funcionar junto com a pressão da arquibancada. Virando e com direito a ola da torcida, a Federal fez 25 a 22.
O começo do terceiro set foi diferente dos dois anteriores, com a UFJF perto no marcador, mas ainda com os paulistas na frente. Sem ter que remar muito, a Federal conseguiu rapidamente o comando na segunda parte da parcial e não perdeu mais até o fim do jogo, fazendo 25 a 14 e 3 sets a 0 com o ginásio todo de pé. A partir desse momento, as atenções de quem ficou no ginásio se voltaram para os confrontos em Novo Hamburgo, entre Voleisul/Paquetá e Camponesa/Minas Tênis Clube, e no Norte de Minas, onde o Montes Claros recebia os campineiros do Brasil Kirin. E a eliminação aconteceu com a vitória dos mineiros no terceiro set de seu confronto sobre os paulistas, fazendo 2 a 1, e acabando com a possibilidade dos juiz-foranos chegarem aos playoffs.