Pressão total no retorno da Superliga
Quarenta e dois dias depois do último duelo em casa pela Superliga Masculina 2016/2017, o JF Vôlei volta ao Ginásio da UFJF, às 18h, para nova atuação diante de ginásio lotado. O adversário da vez, pela 14ª rodada do campeonato nacional, é o São Bernardo (SP), de elenco com perfil parecido com o do time local, como contou o ponta dos donos da casa, Ricardo.
“O time de São Bernardo é jovem e de bons atacantes, garotos que estão buscando seu espaço. Precisamos entrar muito focados, estudar bastante e respeitar o time deles, porque possuem um bom comando técnico, organizado, e temos que tomar muito cuidado. O JF Vôlei vai tentar imprimir seu ritmo de jogo. Pressionando no saque, mesmo que no flutuante ou viagem, vamos procurar pressionar a linha de passe deles com intensidade e aproveitando os contra-ataques que nos proporcionarem para conquistarmos essa vitória da melhor maneira possível”, projetou.
A equipe local volta à quadra após duas semanas de treinamentos, por conta da eliminação da Copa Brasil de Vôlei e consequente intervalo na Superliga. O técnico Henrique Furtado aproveitou o período para equilibrar ainda mais seu grupo. “Focamos em retomar bem alguns fundamentos e achei que tivemos um crescimento muito grande no sistema defensivo. Evoluímos muito na combinação entre bloqueio e defesa e também tecnicamente neste ponto. É algo que precisávamos e com isso geramos, ao menos nos treinos, novas oportunidades de contra-ataques. Estamos usando os últimos dias para deixar nosso saque bem afiado também, que é uma arma que possuímos e está funcionando muito bem na Superliga.”
O JF Vôlei deve iniciar o duelo com o levantador Rodrigo Ribeiro, o oposto Renan Buiatti, os centrais Bruno e Rômulo, os pontas Rammé (Raphael) e Ricardo, e o líbero Fábio Paes.
Colocação
Mesmo com a melhor campanha da história do projeto, os jovens do JF Vôlei podem deixar a zona de classificação para os playoffs em caso de derrota. Isto porque a equipe juiz-forana é oitava na tabela, com 16 pontos somados, apenas um a mais que o Bento Vôlei/Isabela (RS), que visita o Montes Claros (MG) no mesmo horário. Apesar de admitir a preocupação, Henrique revelou a estratégia para que não exista influência psicológica na atuação da equipe, muito jovem.
“As outras equipes evoluíram muito, e já sabíamos que também fariam um grande campeonato. Foi um primeiro turno muito bom e tudo pode acontecer, mas estamos nos preparando da melhor forma possível pensando no próximo confronto apenas. Os pensamentos vêm à cabeça, mas temos nos concentrar no duelo seguinte. É uma caminhada longa, vão nos oferecer dificuldades, mas demonstramos nossa entrega e intenção, que é a de classificar para os playoffs”, analisou.