Tupynambás derrota o Palmas-TO e segue invicto

Vitória por 2 a 0 deixa o Baeta com 100% de aproveitamento na série D do Brasileiro


Por Júlio Black

26/09/2020 às 18h19

O Tupynambás segue invicto e com 100% de aproveitamento em sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe de Juiz de Fora venceu o Palmas por 2 a 0 na tarde deste sábado (26) no Estádio Nilton Santos, em Palmas (TO), em partida válida pela segunda rodada do Grupo A6 da quarta divisão nacional. Ygor e Nunes marcaram para o Baeta, que chegou aos seis pontos e pode até ser líder isolado dependendo dos resultados das outras partidas, ainda não encerradas. Já o Palmas sai de campo com a segunda derrota e ainda sem ponto na competição.

As duas equipes entraram no péssimo gramado do Estádio Nilton Santos – muito pior que o visto no Radialista Mário Helênio, semana passada – sob um calor que passava dos 35 graus. Como tantos clubes das quatro divisões do Brasileiro, as duas equipes enfrentavam ainda um adversário em comum: os efeitos da Covid-19. O Baeta teve o desfalque de Gabriel Sá, que testou positivo para o coronavírus durante a semana. O Baeta também não contou com o zagueiro Marcos Alemão, por lesão, substituído por Gustavo.

PUBLICIDADE

O Palmas tinha quatro jogadores vetados por também testarem positivo para a Covid-19. O clube tocantinense chegou a ter oito jogadores vetados para a estreia, contra o Villa Nova, e encarou a equipe mineira com apenas dois reservas – nenhum deles goleiro. Apesar de tantas contaminações e riscos de novos casos entre atletas, comissão técnica e arbitragem, a partida foi confirmada.

Com a bola rolando, o Tupynambás queria repetir a vitória da estreia na Série D, contra o Bahia de Feira de Santana, enquanto o Palmas buscava a recuperação após a derrota frente ao Villa Nova. E os tocantinenses tiveram a primeira boa oportunidade aos cinco minutos, quando Kanon chutou forte da entrada da área, mas o tiro passou por cima da meta de Arthur.

O Baeta, por sua vez, tinha muitas dificuldades para vencer o sistema defensivo do time da casa, e por isso apostava na ligação direta com passes longos, sem sucesso. O Palmas até buscava ficar mais tempo com a bola no chão, mas faltava criatividade. Nem mesmo os lances de bola parada conseguiam ser aproveitados por anfitriões e visitantes.
Porém, antes do fim da primeira etapa, o Tupynambás conseguiu articular pelo menos duas boas jogadas. Aos 39 minutos, Adriano Silva foi até a linha de fundo e cruzou para a pequena área, mas Ygor, sozinho, conseguiu errar o cabeceio, e a bola passou muito longe do gol. Logo depois, aos 42, foram três chances em sequência, duas delas salvas em grandes defesas de Jennerson, e depois um chute de Vinícius Leonel que bateu no travessão.

Se na estreia o Tupynambás sofreu o golpe do gol adversário logo no início do segundo tempo, desta vez foi a equipe mineira que abriu o placar, aos quatro minutos. Fabinho Alves recebeu o lançamento dentro da área e foi derrubado. O árbitro Renan Novaes Insabralde assinalou a penalidade máxima, convertida com categoria por Ygor, que bateu no canto direito de Jennerson.

Com a vantagem no marcador, o Leão do Poço Rico se preocupou principalmente em conter as investidas do Palmas, que carecia de criatividade para chegar até o gol de Arthur.

Longe de ser brilhante, o Baeta teve quatro chances de ampliar o placar entre os 26 e 29 minutos. Na primeira delas, Albert recebeu de Fabinho Alves e obrigou Jennerson a realizar grande defesa. Na cobrança de escanteio, Fabinho Alves chutou e obrigou o goleiro adversário a outra defesa. Logo depois, o mesmo Fabinho recebeu, passou por Jennerson mas chutou para fora. E o atacante ainda teve uma terceira chance no minuto seguinte, mas voltou a errar a meta adversária.

A sequência de ataques animou o Tupynambás, que acabou por marcar o segundo gol aos 32 minutos, em outro lance de bola parada. Nunes cobrou falta na ponta esquerda, Jennerson falhou, e a bola entrou no canto direito do goleiro, dando números finais à partida.

O conteúdo continua após o anúncio

O próximo compromisso do Tupynambás será na próxima quarta-feira (30), em um duelo mineiro contra a Caldense. A partida está marcada para as 20h30 no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora. Já o Palmas vai até Alagoinhas (BA), onde enfrenta o Atlético na quinta-feira (1º), às 19h, no Carneirão.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.