Aílton prioriza posse de bola e passes velozes antes de encarar o Joinville

Técnico carijó trabalha equipe com meio-campo mais técnico, com Diego Luís, para quantificar e qualificar transições ofensivas


Por Bruno Kaehler

26/07/2018 às 20h06

tupi
Aílton orientou a equipe no treino desta quinta (26) no Estádio Municipal (Foto: Felipe Couri)

Para o técnico Aílton Ferraz, o vital triunfo do Tupi no próximo sábado (28), às 16h, diante do Joinville, pela 15ª rodada da Série C, passa pelo crescimento quantitativo e qualitativo da posse de bola. Logo, o comandante reforçou nesta quinta-feira (26), no treino no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, palco do compromisso carijó pela competição nacional, o maior controle do meio de campo titular com a criação agressiva de jogadas pelos lados de campo. Nesta estratégia, o treinador testou Diego Luís, homem de confiança em 2017 pelo Carijó, entre os 11.

“É um jogador que eu confio, sei que não está em um bom momento, mas é experiente e estamos procurando usar os mais experientes em um momento como esse. Mas fizemos outras variações, que junto com a comissão técnica vamos decidir o time que vai entrar. Cada um está buscando seu espaço e espero que o time que entrar possa colocar em campo tudo o que treinamos com um comprometimento maior do que no jogo passado”, analisa o comandante alvinegro.

PUBLICIDADE

Com a entrada de Diego Luís, o escolhido para deixar o time principal foi o cabeça de área Leo Costa, com Rodrigo Dantas recuado para a função de segundo volante. Logo, o onze do Galo contou com apenas Marcel de perfil marcador no centro do gramado em um coletivo mais técnico. “Em um momento como esse fazemos essas variações, mas gosto de um time que saiba sair jogando. Testei com o Leo (Costa), que dá uma pegada boa, mas a saída demora mais. E com o Dantas temos essa melhora, velocidade de passe”, explica Aílton.

A entrada de Diego coloca em pauta a busca do técnico pela recuperação de um jogador que foi titular absoluto do Tupi na temporada passada. Aílton revelou, inclusive, que ligou para o jogador ao acertar com o Galo, questionando seu momento de baixa na equipe. Para o atleta, o crescimento coletivo o ajudará a evoluir. “Venho buscando voltar. Esse ano está um pouco difícil de encaixar, mas estou treinando bastante e sei da confiança que meus companheiros e o Aílton têm em mim. Se eu tiver a oportunidade de sair jogando vou dar meu melhor e buscar aquele Diego do ano passado. Comigo fica um time com mais posse de bola, mais técnico. O professor é inteligente, vem estudando e nos passando como a equipe deles joga e quem entrar vai fazer um bom jogo”, analisa Diego.

Se Aílton optar pela formação utilizada nessa quinta, o Galo deve entrar em campo com Vilar; Rodrigo Dias, Diogo, Sidimar e Magalhães; Marcel e Dantas; Diego Luís, Potita e João Willian; Reis. A três rodadas do fim, o Tupi é o penúltimo colocado na tabela com 14 pontos, dois a menos que o Ypiranga (RS), primeiro fora da zona de rebaixamento, e com quatro a mais que o Joinville, lanterna e adversário deste sábado. A diretoria carijó baixou o valor dos ingressos para a partida a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com vendas no Calçadão da Rua Halfeld e na sede social alvinegra.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.