Com ajuda de fãs, atleta juiz-forano consegue trem para deixar a Ucrânia
Guilherme Smith embarcou rumo à cidade de Lviv junto com companheiros de time; pai relata alívio
Um suspiro em meio a tanto caos. Guilherme Smith, natural de Juiz de Fora, atleta do clube ucraniano Zorya, conseguiu, nesta sexta-feira (25), um trem para Lviv, cidade do Oeste da Ucrânia e que faz fronteira com a Polônia. A expectativa é que o garoto consiga deixar o país onde atua no sábado (26). Ele viaja junto de seus companheiros de time, Juninho e Cristian Fagundes, além de Vitória e Benjamin, esposa e filho de Juninho, lateral ex-Tupi, nascido em Santana de Cataguases.
Inicialmente, o jovem de 18 anos estava em Zaporizzhya, local que fica a 200km de Donetsk, uma das primeiras zonas de conflito desde o princípio das invasões. Guilherme chegou até a publicar um vídeo em suas redes sociais pedindo ajuda ao Governo federal para conseguir deixar o país.
Em contato com a Tribuna, o pai de Guilherme, Luiz Cláudio de Carvalho, conhecido como Claudinho, ex-jogador do Tupi e do Sport, se mostrou menos tenso e contou que os amantes do futebol local tiveram atitudes preponderantes nesse movimento. ”Conseguimos, através de uma família ucraniana que é fã do Guilherme. Foi por uma rota, eles pediram para tirar meu filho de lá urgentemente. Ele conseguiu pegar um trem, agora é pedir a Deus que ele vá em segurança e possa chegar lá bem, não só ele, mas também o Cristian, o Juninho, a Vitória e o Benjamin. Eles vão sair por uma fronteira com a Polônia, que fica livre”, revela Claudinho.
Na última quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou a lei marcial no país, a qual permite que leis militares tomem o lugar das leis civis. Além do pedido para que todos os ucranianos fiquem em suas casas, a Ukranian Premier League, principal campeonato de futebol do país, foi suspensa. A competição iria começar nessa sexta (25), após as férias do inverno europeu.