Tupi acaba com jejum de gols e vitórias e vence URT por 2 a 0
Atualizado às 15h13
Assim como as escolas de samba precisam da harmonia de todas as alas para conquistar nota máxima nos desfiles, o Tupi precisou demonstrar entrosamento em todos os setores para conseguir a primeira vitória no Campeonato Mineiro. Com uma atuação quase impecável, o time Carijó venceu a URT de Patos de Minas por 2 a 0, ontem, no Estádio Radialista Mario Helênio, pela quinta rodada da competição estadual. Os 629 torcedores que estiveram presentes ao estádio viram o Tupi dominar o jogo desde o minuto inicial. A equipe de Juiz de Fora criou várias chances de gol, o que demonstrava que a rede não demoraria a balançar pela primeira vez para o Carijó no campeonato.
Aos 26 minutos do primeiro tempo, em um desarme do zagueiro Elivelton, depois de um ataque do time de Patos de Minas, a bola foi tocada no meio campo para Flávio Caça-Rato. O atacante conseguiu se livrar de dois marcadores e avançou até a entrada da grande área, tocando na saída do experiente goleiro Juninho e acabando com o jejum de gols da equipe Carijó.
No segundo tempo, o gol que selou a primeira vitória do Tupi na competição foi digno de placa no Estádio Municipal: aos 12 minutos, o atacante Carlinhos da URT perdeu a bola na intermediária de ataque do Tupi, e a bola sobrou para Jajá. O camisa 10 Carijó percebeu o goleiro Juninho adiantado e resolveu arriscar, batendo de perna esquerda. A bola ganhou altura, e o goleiro da URT ainda tentou a defesa, mas ela foi morrer no ângulo esquerdo da meta de Juninho. Um golaço que deixou o time de Patos de Minas sem ação. “Fico feliz com os gols, tanto o meu como o do Caça-Rato. Tiramos um peso das costas”, declarou Jajá ao final do jogo.
O técnico Ailton Ferraz, que saiu aplaudido pelo torcedor Carijó ao deixar o gramado, destacou o conjunto da equipe para conquistar a vitória. “Foi bom. Uma posse de bola boa da nossa equipe. Trabalhamos bem o conjunto durante os treinamentos, estudamos bem o time da URT e conseguimos a vitória”, avaliou o treinador.
Com o resultado, o Tupi deixou a lanterna da competição. O time agora soma 5 pontos na tabela de classificação. O próximo compromisso do Carijó no Campeonato Mineiro será na segunda-feira, dia 6 de março, às 20h, contra Caldense, em Poços de Caldas.
O jogo
Com uma grande atuação, principalmente no primeiro tempo, o Tupi dominou a URT, no Estádio Radialista Mario Helênio, desde o primeiro minuto de jogo. As chances criadas, hora esbarravam no goleiro Juninho, hora na falta de capricho dos atacantes.
Logo a um minuto de jogo, Flávio Caça-Rato recebeu cruzamento do lado esquerdo, dominou e chutou. A bola desviou na zaga e foi para escanteio. O Tupi continuou pressionando a URT. Aos 3 minutos, o lateral-direito Lucas bateu falta pelo lado esquerdo, e o goleiro Juninho espalmou para escanteio. Aos 7, o atacante carijó Matheus Pato chutou, o goleiro deu rebote, mas Caça-Rato chegou atrasado.
Aos 18 minutos, o lateral-esquerdo do Tupi, Bruno Santos, ganhou de dois marcadores, levou para grande área e finalizou em cima do goleiro Juninho. No contra-ataque, a URT criou a sua primeira chance clara de gol. Rafael Oller chutou, e a bola desviou na zaga carijó, que cedeu escanteio. Aos 20, a URT chegou novamente com Cascata, que chutou para a firme defesa do goleiro Paulo Henrique.
Até que aos 26 minutos, o zagueiro Elivelton conseguiu desarmar o meia Cascata da URT e enfiou uma bola caprichada no meio-campo, onde estava o atacante Caça-Rato, que dominou entre dois zagueiros adversários e avançou até a grande área, batendo na saída do experiente goleiro Juninho. Galo 1 a 0. O primeiro gol da equipe depois de quatro jogos.
Aos 40 minutos, o lateral-direito Lucas, que vinha bem no jogo, sofreu uma torção no joelho e teve que deixar o gramado, dando lugar ao lateral esquerdo Dieguinho, que foi improvisado no setor. Aos 49, quase sai o segundo gol carijó. O zagueiro Rodolfo da URT tentou cortar o cruzamento de Bruno Santos e por pouco não marcou contra.
Na segunda etapa, o Tupi continuou pressionando em bolas paradas e nos contra-ataques. Aos 12, um golaço. O atacante Carlinhos da URT perdeu a bola na intermediária de ataque do Tupi, a bola sobrou para Jajá, que chutou no ângulo esquerdo do goleiro Juninho. Depois do segundo gol, o técnico Ailton Ferraz carijó deu mais velocidade ao time. Aos 17 minutos sacou Caça-Rato, que saiu aplaudido pelo torcedor, para dar lugar a Sávio.
A URT, se viu na obrigação de partir para o ataque, mas tentava com chutes de fora da área, sem sucesso. Aos 32, o treinador do Tupi fez sua última alteração. Tirou o meia Bruno Paiva, que teve boa participação no jogo, para colocar Juninho, no setor de criação. Aos 45, a URT perdeu a sua melhor chance. Depois do chute de Cascata, o goleiro do Tupi, Paulo Henrique, deu rebote, mas o atacante Gabriel Ceará chutou na trave esquerda, perdendo a chance de diminuir o marcador para o time de Patos de Minas.
O Tupi acabou com o jejum, e o técnico Ailton Ferraz terá oito dias para preparar o time, que enfrentará a Caldense. Para este confronto, o treinador não poderá contar com o lateral- esquerdo Bruno Santos, suspenso com o terceiro cartão amarelo.
Já a URT, mesmo com a derrota, permanecerá no G4 ao término da rodada. A equipe de Patos de Minas voltará a jogar fora de casa no próximo sábado, às 16h, contra o Tricordiano, em Três Corações.