Tecnobit encerra Ranking de Corridas de Rua

Aline Barbosa e Jocemar Corrêa devem ser confirmados oficialmente pela SEL como campeões


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão de Carla da Hora

24/11/2018 às 07h00

Depois de cerca de 81,8km corridos em nove provas, o 32º Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua chega ao fim na noite deste sábado (24) com a 4ª Corrida da Tecnobit Night Run. O percurso de 6,5km de corrida e os 3km de caminhada terão largada às 20h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Entre os 1.200 atletas participantes está a provável campeã Aline Barbosa (Granbery). Jocemar Corrêa (Visão de Águia) não irá comparecer à prova, pois estará se preparando para a Corrida das Academias, no Rio de Janeiro (RJ), mas também lidera a pontuação no masculino. A data de entrega da premiação ainda não foi definida.

Jocemar deve se consagrar campeão do Ranking este ano mais uma vez (Foto: Hugo Keyler/Rumo Certo)

Segundo Daniel Fontinelli, responsável técnico pelo Ranking, no caso do feminino, a Aline já é campeã pela diferença de pontuação. “Tendo 30 pontos a mais já é campeão. No caso do masculino, o Jocemar está exatamente 30 pontos à frente do segundo colocado, e o primeiro critério de desempate é o numero de vitorias. As categorias de equipes e PCD também já estão definidas. No feminino venceu a equipe Granbery/Ed. Física e no masculino, o Imperadores/Cria UFJF. No PCD, tanto no masculino como no feminino, o JF Paralímpicos venceu. A prova de amanhã basicamente decide os dez primeiros gerais. No feminino, as cinco primeiras também já estão definidas, falta definir da sexta à décima posição. No masculino está mais acirrado”, destaca. As parciais podem ser conferidas no link https://bit.ly/2FDZgig.

PUBLICIDADE

Tendo participado de todas as corridas, Aline já acumula 246 pontos e três vitórias. “É bom ver o resultado nos treinos, a gente se supera a cada dia e fico muito feliz. Para essa última corrida, a minha rotina de trabalho e faculdade está limitando meus treinos, mas vou fazer o possível. A pontuação me deixa um pouco confortável”, conta a atleta.
A juiz-forana de 29 anos conheceu a corrida de rua ainda no ensino fundamental, através da treinadora Zirlene Santos. Depois de ficar mais de dez anos parada, Aline recomeçou a correr há cerca de quatro anos com o convite de uma amiga. “Eu já mantinha como habito diário correr de vez em quanto, aí acrescentei a distância, comecei a treinar, entrei para o Granbery e fui me destacando. O resultado só melhorou”, conta. Hoje, a atleta é bicampeã no ranking municipal e continua acompanhada da treinadora de infância. “É o máximo, porque é muito gratificante. Se não fosse ela ter me apresentado, eu não teria conhecido a corrida e hoje estou apaixonada pela modalidade. Fico muito grata e feliz, é uma coisa que não consigo mais viver sem. E ela fica muito feliz também.” Para o próximo ano, Aline pretende participar novamente do Ranking e dedicar mais tempo aos treinos, após se formar na Faculdade de Educação Física.

Cinco vezes campeão

Tendo participado de todas as corridas deste ano do Ranking, Aline já acumula 246 pontos e três vitórias (Foto:  Olavo Prazeres)

Com 170 pontos, Jocemar Corrêa participou de sete das nove corridas e mesmo não comparecendo à última etapa do Ranking, deve ser consagrado campeão. O regulamento considera sua vantagem de duas corridas vencidas que impede o empate com o segundo colocado, o atleta Fábio Júnior Condé (RB Team/Vem Correr), mesmo que este vença a Tecnobit Night Run. O juiz-forano de 33 anos já acumula cinco títulos.

“Eu comecei um ano meio complicado por falta de apoio, mas fui treinando e foi uma surpresa para mim ficar em primeiro no ranking depois de quatro anos. Estou feliz que melhorei muito meu desempenho, depois que retornei para a equipe Pé de Vento, do Rio. Eu tinha perdido o foco e desanimado de correr, depois comecei a voltar a acreditar mais e voltei a correr de novo. Vi que vale a pena persistir no meu sonho e no meu objetivo, e estou no caminho.”

Jocemar já corre há seis anos e conta ter participado de cerca de 40 corridas ao longo de 2018. Para o próximo ano, o atleta pretende focar em corridas importantes fora da cidade: a Corrida da São Sebastião e o o Ranking Caixa CBAt, além das provas internacionais: a Meia Maratona de São Paulo, a Corrida de São Silvestre e a Volta da Pampulha.

Incentivo

“Dentro do Ranking já nasceram grandes corredores”, destaca Jocemar Corrêa, relembrando alguns nomes: Ronaldo da Costa, Geraldo de Assis e Andriléia do Carmo. Mas para chegar aos grandes títulos esses campeões precisam, além de muito treino, incentivo: “Eu acho muito bom esse apoio que estão dando a esse esporte que cresceu muito, quando comecei não era assim. Sabemos que pode melhorar muito, mas só de manter essas corridas do Ranking já é um apoio imenso”.

Para Aline Barbosa, a existência das corridas não é suficiente para que os atletas possam se dedicar ao esporte e crescer praticando como profissão. “Às vezes não somos tão valorizados como atletas e isso desmotiva. Alguns precisam buscar corridas fora, porque as daqui não têm pagamento, que é o que ajuda a manter o atleta. Esse suporte tinha que ter e faz diferença para estarmos melhorando e nos dedicando à corrida. É um motivo para eu não me dedicar mais, porque preciso trabalhar e não posso descansar tanto para treinar”, ressalta.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: corrida

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.