Campeonato Mineiro muda formato e terá VAR em todos os jogos
Detalhes da nova fórmula foram definidos nesta segunda-feira, em reunião do Conselho Técnico do Estadual realizada entre a Federação Mineira e os clubes participantes
Em reunião da tarde desta segunda-feira (24), realizada no Mineirão entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e representantes dos 12 clubes participantes do Campeonato Mineiro de 2023, uma nova fórmula de disputa da competição foi acordada, com a volta de grupos na etapa classificatória, além do fim do jogo único na final e a presença do árbitro de vídeo, o VAR, em todos os confrontos, e não apenas a partir do mata-mata, como ocorreu na edição de 2022. Ao todo, serão 12 datas reservadas para o Estadual pela FMF – oito na primeira fase, duas na semifinal e outras duas na final, com início dos jogos programado para 21 de janeiro.
Na primeira fase, as equipes foram divididas em três grupos com quatro integrantes cada, já sorteados. A chave A é composta por Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre; a B terá América-MG, Caldense, Patrocinense e Democrata-SL; e o último conjunto será formado por Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga.
Nesta etapa, cada clube realiza oito jogos. As equipes de um grupo enfrentam somente adversários de outra chave, e avançam os líderes mais o segundo melhor geral, totalizando quatro classificados.
Ao fim da primeira fase, será disputado um triangular para definir os rebaixados, com os três piores times na campanha geral na disputa (10º, 11º e 12º colocados). As semifinais serão realizadas em jogos de ida e volta, assim como a final – uma das mudanças em relação às últimas temporadas, em que o campeão era definido em decisão única.
JF ausente
Assim como nos últimos dois anos, Juiz de Fora não terá representante na elite do futebol de Minas Gerais na temporada 2023. Tupi e Tupynambás irão disputar o Módulo II na próxima temporada.