Via São Pedro recebe edição 2023 do Sprint & Standard Triathlon Series neste fim de semana

Evento multiesportivo inclui circuitos de natação, aquatlo e triatlo; cerca de 250 atletas participarão das provas


Por Bernardo Marchiori, estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel

24/02/2023 às 07h00

Evento, que acontece desde 2017, vai movimentar a Cidade Alta; provas ocorrem na BR-440 e na Represa de São Pedro (Foto: Danylo Gotto)

A edição 2023 do Sprint & Standard Triathlon Series (SSTS), evento multiesportivo organizado pela VidAtiva Consultoria Esportiva em parceria com a Move It Sports, acontecerá neste fim de semana, no sábado (25) e domingo (26). O evento, que acontece desde 2017, ocorrerá nas imediações da Via São Pedro, com provas na BR-440 e na Represa de São Pedro, em Juiz de Fora. Ao todo, serão três modalidades em disputa: natação, aquatlo (corrida e natação) e triatlo (corrida, natação e ciclismo), com todos os lotes de venda encerrados.

No total, cerca de 250 pessoas fizeram a inscrição para participar de uma das provas nos dois dias, de acordo com Lucas Leite, organizador do evento pela VidAtiva. “A gente preencheu quase totalmente o número das vagas e teremos a presença de muitos atletas profissionais. A competição vai ter um nível bem bacana. Inclusive, a expectativa é que a disputa do título da categoria standard, considerada a prova principal, fique aqui em Juiz de Fora”, acredita Lucas.

PUBLICIDADE

A juiz-forana Rafaela Lopes de Oliveira, de 37 anos, participou das quatro edições anteriores e está inscrita para a de 2023. A atleta vai disputar a modalidade triathlon, na distância standard e enxerga o evento de diferentes formas. “A expectativa é fazer uma excelente prova, com bastante força para entregar tudo que eu puder. Além disso, acertar todos os detalhes e, claro, me divertir muito com amigos que estarão em peso na prova. Fico muito feliz de saber que, de alguma forma, pude incentivá-los a curtirem essa prova tão legal e dinâmica”, destaca Rafaela.

Outro competidor é triatleta Hugo Amaral Horta Barbosa, de 36 anos e também de Juiz de Fora, inscrito na modalidade triatlo standard. Além das edições realizadas na cidade, ele também já participou nas etapas de Búzios e Cabo Frio. “A expectativa é fazer uma boa prova, não estou no meu auge físico, mas é bom correr em casa, ter torcida e o conforto de dormir em casa. Já ganhei algumas etapas e pretendo me manter em cima, apesar de a prova ser difícil. O evento é muito bem organizado estruturalmente e o local de prova é excelente, apesar de alguns problemas de buraco no asfalto, mas que a sinalização pode corrigir”, avalia.

Entrega de kits

A entrega dos kits, necessários para a participação no evento, será realizada no sábado (25), no Victory Business Hotel, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco 1850, Bairro São Mateus, na Zona Sul de Juiz de Fora. Para os atletas inscritos nas provas de natação e aquatlo, o horário marcado é entre 10h e 12h. Já para os competidores no triatlo, a retirada está programada para o período entre 17h e 20h.

Cada modalidade tem suas divisões em relação às categorias. Na natação, são quatro: estreante (500m), classic (1000m), challenger (3000m) e super challenger (1000m + 3000m). No aquatlo, a competição será dividida em estreante (500m nadando e 1000m correndo) e em outra com 1000m nadando e 2500m correndo (individual e dupla). Por último, no triatlo, as categorias são: estreante (375m nadando, 10km pedalando e 2500m correndo), sprint (750m nadando, 20km pedalando e 5000m correndo) e standard (1500m nadando, 40km pedalando e 10km correndo).

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.