Juiz-foranos são top 10 no Brasileiro de Xadrez sub-16 e sub-18

Isabela Conti e Matheus Mendes conquistam 4ª e 7ª colocações em competição disputada no Trade Hotel


Por Bruno Kaehler

22/04/2019 às 20h23

Os juiz-foranos Isabela Conti e Matheus Mendes estiveram entre os melhores do Festival Nacional da Juventude de Xadrez, competição disputada entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) no Trade Hotel, em Juiz de Fora. A primeira, que defendia o título brasileiro sub-16, foi a quarta melhor na mesma categoria. Já Mendes foi o sétimo do sub-16 masculino absoluto.

Lucas Tomielo, de Caxias do Sul (RS), e Beatriz Frattini, de São Paulo (SP), venceram o Brasileiro sub-16 absoluto, mesmos resultados de Guilherme de Borba, de Blumenau (SC), e da paulistana Letícia Miho Sato, mas no sub-18. Ainda houve a disputa do Brasileiro de xadrez blitz, variante mais intensa do esporte da mente, com títulos de Luiza Felix, de Brasília, e Mateus Tomiello, de Caxias do Sul (RS) na sub-16, além de Victor Valcarcel, de Brasília, no masculino sub-18. Nesta modalidade e categoria não houve competição feminina. O evento ainda contou com palestra do Grande Mestre (GM) André Diamant, um dos melhores enxadristas do Brasil. Os resultados do Festival Municipal, disputa paralela do evento, não foram divulgados pela organização até o fechamento desta edição. Todos os dados do nacional, além de fotos, podem ser conferidos neste link.

PUBLICIDADE
Competições reuniram cerca de 150 enxadristas de todo o país (Foto: Walter Amorim)

Pai de Isabela Conti e organizador do evento, Leandro Conti exaltou o nível de xadrez praticado em Juiz de Fora desde a quinta. “A competição foi muito boa, tivemos 52 participantes de fora da cidade e em um nível muito alto, bem competitivo. Exemplo disso foi a categoria sub-16 feminino, em que a Isabela defendia o título e terminou em quarto lugar. Os pais e acompanhantes elogiaram muito a estrutura e a cidade e ainda tivemos a presença de representantes das federações paulista, mineira, brasiliense e amazonense de xadrez. Tivemos apresentações dos melhores jogadores do país mesmo.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.