Atletas do sub-11 e sub-13 do Sport participam de torneio em Santa Catarina

Jogadores do Sport disputam a 3ª Copa Cidade São Ludgero, contra equipes como Cruzeiro, Corinthians, Grêmio e Chapecoense


Por Bruno Kaehler

21/07/2018 às 17h00

Os atletas do Sport vão disputar o torneio com cerca de 720 atletas de 18 agremiações esportivas na competição organizada pela Liga Amadora Verde Vale de Futebol (Foto: Fernando Priamo)

“Uma experiência completamente diferente.” As palavras do professor de futebol da categoria sub-15 e coordenador das categorias de base do Sport Club Juiz de Fora, Fernando Arcanjo, dão uma ideia da dimensão dos benefícios e aprendizados que os jovens juiz-foranos do sub-11 e do sub-13 do Periquito terão a partir deste domingo (22), quando iniciam a disputa da 3ª Copa Cidade São Ludgero, no município homônimo, em Santa Catarina. Os talentos locais terão seis jogos até o próximo sábado (28), podendo enfrentar equipes como o Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, São Paulo e Chapecoense, cinco das principais formadoras de jogadores no país.

Ao todo, são esperados cerca de 720 atletas de 18 agremiações esportivas na competição organizada pela Liga Amadora Verde Vale de Futebol. A “Cidade dos Esportes”, como é conhecida na região, receberá todos os jovens e profissionais em escolas da Rede Municipal e Rede Estadual de Ensino como alojamento, além de sediar as 120 partidas programadas nos campos do Estádio Reinaldão, Estádio Municipal Alberto Warmeling, o Estádio da Taipa e o Estádio do Rio Bonito.

PUBLICIDADE

“É uma competição de nível nacional em que o Sport está participando nas categorias sub-11 e sub-13. Tem dois anos que o clube frequenta essa competição e já colheu frutos, assim como os atletas. Alguns já estiveram lá e hoje estão em grandes clubes. A experiência é única para eles e para nós, professores também, que podemos trocar informações com outros treinadores, de equipes grandes, com uma formatação muito diferente da nossa, para conseguir trazer filosofias de lá e adaptar dentro do nosso sistema de treinos e modelo de jogo”, analisa Arcanjo.

“Melhorei muito meu nível por jogar com zagueiros melhores e muito maiores que eu. Acho que no sub-13 vai ser ainda mais difícil que no sub-11. Vou encontrar caras bem maiores ainda, mas espero ganhar, não é?!”
Heitor Ribeiro, 12 anos (Foto: Fernando Priamo)

A oportunidade ultrapassa simplesmente os ganhos técnicos em campo. “Para os meninos, toda experiência fora da sua cidade natal é válida, porque vamos conseguir enfrentar equipes melhores qualificadas, de um trabalho com melhores condições que o nosso e uma captação maior, que gera atletas de mais alto nível, o que para os garotos é uma experiência fenomenal. Mas tem a parte social, de interagir com outras culturas. Vamos pegar equipes do Sul, cariocas, de São Paulo, e os meninos têm uma troca de experiência muito grande”, aponta o professor do Verdão.

O atacante Heitor Ribeiro, 12 anos, corrobora os relatos do treinador. Hoje na equipe sub-13 periquita, o jovem fã de Cristiano Ronaldo, Mandzukic e Griezmann vai para sua segunda Copa, após experiência pelo sub-11 do Sport. “Jogamos contra Criciúma, Avaí, Grêmio, vários times grandes e também com outros de Santa Catarina. O nível de futebol lá é bem mais difícil, os times são bem maiores e foi muito mais difícil do que os campeonatos que a gente vê por aqui”, relembra.

O jovem conta, ainda, que guarda os ensinamentos até os dias atuais, o que deve ser multiplicado nesta semana. Certo é que nenhuma dificuldade irá tirar o otimismo do camisa 9 do Sport. “Melhorei muito meu nível por jogar com zagueiros melhores e muito maiores que eu. Acho que no sub-13 vai ser ainda mais difícil que no sub-11. Vou encontrar caras bem maiores ainda, mas espero ganhar, não é?!”, sorri.

A competição

Chave dos juiz-foranos tem Chapecoense (SC), Novo Hamburgo (RS) e BF Soccer (SC) (Foto: Fernando Priamo)

Além do Sport, a 3ª Copa Cidade São Ludgero conta com a participação de outras 17 equipes. Na primeira fase, os inscritos são divididos em grupos. A chave do representante juiz-forano tem ainda Chapecoense (SC), Novo Hamburgo (RS) e BF Soccer (SC). O líder do grupo, após enfrentamentos entre si, avança à Série Ouro, assim como os três melhores segundos colocados. Os times restantes integram a Série Prata. A partir da classificação, mais três jogos são programados com os títulos das duas disputas em cena, com início na quarta-feira (25) e término no sábado (28). Logo, independente do caminho periquito, o Sport terá seis partidas para fazer em cada categoria.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.