Athletic irá mandar semifinal com o Cruzeiro no Mineirão
Clube justifica escolha por “incapacidade do sistema de iluminação” do Joaquim Portugal, em São João del-Rei
Vice-líder da fase classificatória do Campeonato Mineiro, o Athletic irá mandar a partida de volta da semifinal, contra o Cruzeiro, no Mineirão. A decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (21), tanto pelo Esquadrão de Aço quanto pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O confronto de ida do mata-mata já seria no mesmo palco, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (22), às 20h30, com mando celeste. A segunda partida, que seria no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, irá ocorrer no sábado (26), às 16h30, na capital do estado.
Conforme o Athletic por meio de comunicado, “a decisão foi tomada a partir da incapacidade do sistema de iluminação na Arena Unimed (Estádio Joaquim Portugal), em São João del-Rei, que poderia prejudicar o espetáculo e limitar a visualização de lances pelo VAR (árbitro assistente de vídeo).” Ainda segundo o clube, houve a busca pela solução, com suporte da FMF e da tv responsável pelos direitos de transmissão do estadual, e até mesmo a tentativa de mudança de data do jogo para conseguir, a tempo, deixar o palco em condições adequadas para receber o duelo, mas sem sucesso. “O Athletic Club pede a compreensão de sua torcida e fará o possível para que, no futuro, a Arena Unimed tenha toda as condições para receber jogos de grande porte”, finaliza em nota.
A FMF divulgou, também nesta segunda, que houve, de fato, vistoria no Estádio Joaquim Portugal para a liberação do mesmo para o uso do VAR ainda no último dia 8 de março, bem como a liberação de uso mediante adaptações estruturais. A entidade que regula o futebol mineiro ainda afirmou ter sido surpreendida com ofício do Athletic solicitando a nova alteração do jogo de volta, para o Mineirão, mas acatou o pedido.
O Athletic teve a segunda melhor campanha da primeira fase do Mineiro com 25 pontos. O Atlético-MG foi o líder, com 28 pontos; o Cruzeiro terminou em terceiro, com 22, seguido da Caldense, com 18.
Na outra semifinal, Galo e Veterana também irão atuar duas vezes no principal palco esportivo de Minas, visto que a Caldense não homologou o Estádio Ronaldão para receber a estrutura necessária para a utilização do VAR.