UFJF perde no Paraná por 3 a 1, mas ainda respira


Por Júlio Black

21/02/2015 às 21h38

A equipe da UFJF foi derrotada na noite deste sábado, fora de casa, pelo Ziober Maringá Vôlei, em partida válida pela penúltima rodada da fase de classificação da Superliga Masculina de Vôlei. O revés por 3 sets a 1 (25/22, 22/25, 18/25 e 23/25) para o time paranaense – que assegurou vaga nos playoffs com o triunfo – manteve os mineiros com 23 pontos, agora na décima colocação, mas a derrota do Montes Claros Vôlei para o Minas Tênis Clube também por 3 sets a 1 ainda mantém a Federal com chances de avançar à próxima fase.

A tarefa, porém, será nada fácil. Os mineiros não devem ter um adversário difícil na última rodada, no próximo sábado, quando recebem em casa o lanterna e já rebaixado São Bernardo Vôlei. Para continuar na Superliga, a UFJF terá que vencer os paulistas por 3 a 0 ou 3 a 1 (garantindo os três pontos) e torcer para que Montes Claros perca e não consiga conseguir vencer dois sets contra o Vôlei Brasil Kirin (terceiro colocado). Além disso, precisa “secar” o Voleisul/Paquetá Esportes (25 pontos após a vitória de 3 a 0 sobre o Vôlei Canoas), que recebe o Minas Tênis Clube (quinta colocação).
O primeiro set começou equilibrado, e o primeiro tempo técnico mostrava a vantagem mínima de 8 a 7 para os paranaenses. Eles chegaram a abrir 11 a 9 apenas para ver os mineiros marcarem seis pontos seguidos para chegarem à dianteira: 15 a 11. Os donos da casa chegaram a encostar (21 a 20 e 23 a 22), mas foi a UFJF que saiu vencedora no set inicial, cravando 25 a 22 em 23 minutos.
Precisando vencer pelo menos dois sets para se garantir matematicamente nos playoffs, o Ziober iniciou a segunda parcial abrindo 4 a 2, mas a equipe mineira seguia no encalço dos anfitriões. O time de Maringá, porém, sabia da importância de não deixar a UJFJ abrir dois sets de vantagem e se distanciou no marcador com 23 a 17, precisando de 30 minutos para devolver os 25 a 22 do primeiro set.
O terceiro set deu a impressão de que seria equilibrado como os anteriores, com os dois times revezando-se na liderança do marcador. Quando teve chance, entretanto, o Ziober Maringá aproveitou para chegar ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 5. A UFJF chegou a empatar o placar e liderar por 16 a 15 na hora do segundo tempo técnico. Foi então que, de forma inexplicável, o time parou em quadra e viu os anfitriões aproveitarem-se do bloqueio e ataque para marcarem seis pontos em sequência. Com a vantagem confortável, o Ziober encerrou o terceiro set por 25 a 18, em 27 minutos.

PUBLICIDADE

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.