Sport é convidado para a Copa São Paulo
O Sport Clube de Juiz de Fora disputará a segunda divisão do Campeonato Mineiro de 2017, correspondente à terceira divisão do futebol estadual. Mas, diferente do Tupynambás, que em 2016 foi campeão dessa divisão, contando com jogadores profissionais acima de 23 anos, o Verdão da Avenida irá entrar em campo apenas com jogadores sub-23, ou seja, que não são profissionais. De acordo com o diretor do Sport, Jorge Ramos, a idéia é de que o futebol seja reativado gradativamente no clube, mas sem comprometer o seu patrimônio.
“Nós não vamos prejudicar o associado do Sport, que mantém o clube funcionando no seu dia a dia em detrimento do futebol. Por isso, não iremos trazer jogadores profissionais. O orçamento para a disputa do Campeonato já está definido pelos parceiros. Teremos cerca de R$ 80 mil, e o Sport deve participar com menos de 10% desse valor, sendo que o restante virá através de patrocínio”, explica.
Apesar do anúncio da disputa do Campeonato Mineiro, o objetivo do Sport, na verdade, é a participação na maior vitrine do futebol de base do país: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2018. O clube recebeu da Federação Paulista de Futebol o convite para participar da copinha. No entanto, para que a participação fosse concretizada, o Sport teria que estar disputando uma competição estadual. Segundo o coordenador de Futebol do Sport, Israel Werneck, a participação no sub-23 não estava nos planos do clube, mas foi a saída para não perder a vaga inédita para o futebol de base de Juiz de Fora.
“Recebemos o convite para participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018, através de um contato do Aldair (ex-zagueiro da Roma da Itália, do Flamengo e da Seleção Brasileira), hoje empresário, com o Mauro Silva, que está na Federação Paulista. A idéia inicial era a disputa do Campeonato Mineiro de Juniores, mas a Federação Mineira de Futebol só aceita a participação de clubes que mantêm um time profissional em atividade, por isso não permitiu a nossa entrada na competição sub-20. Então, fizemos a parceria para a participar do campeonato desse ano, mas o grande objetivo do Sport é disputar a copinha”.
Israel afirma ainda que a estrutura para disputa do sub-23 já está praticamente pronta, e anunciou até mesmo o nome do treinador, que será Eduardo Cesário, que foi jogador do Sport e do Tupi e que hoje comanda o time sub-17 do Aldair na Roma. Além disso, o diretor de Futebol do Sport afirma que já foram fechados fornecedor de material esportivo, serviço médico e transporte para as viagens nos jogos. Segundo Israel, durante os próximos dias, os ex-jogadores Aldair, Josimar (ex-Botafogo) e Serjão (ex-Cruzeiro) estarão em Juiz de Fora para participar de evento para anunciar a volta oficial do Sport ao futebol. Em 2009, o Verdão da Avenida disputou a segunda divisão do Mineiro depois de 20 anos sem atividades no futebol.