Campanha estimula doação de sangue pelo seu time do coração

A iniciativa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de duas estudantes de jornalismo da UFJF


Por Fabiane Almeida estagiária sob supervisão de Carla da Hora

18/10/2018 às 07h00- Atualizada 18/10/2018 às 07h28

Ayane Martins é uma das idealizadoras da campanha como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da UFJF (Foto: Arquivo pessoal)

Até 25 de novembro, os torcedores de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – serão protagonistas de um torneio diferente em Juiz de Fora. Trata-se da campanha “Minha Torcida é a Maior”, que incentiva a doação de sangue para o abastecimento do estoque da Fundação Hemominas da cidade, através da competição sadia entre os apaixonados pela modalidade. Segundo a assistente social do setor de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Thaise Melo, o estoque tem deficiência sobretudo do tipo sanguíneo O negativo.

A campanha é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de duas estudantes de jornalismo da UFJF, a flamenguista Ayane Martins, 24 anos, e a botafoguense Bárbara Merotto, 38. “A ideia surgiu no início do ano, quando começamos a pensar no TCC”, explica Ayane. “Queríamos fazer algo prático e que fizesse diferença na sociedade. Como a Bárbara já é doadora de sangue, sabíamos da necessidade do Hemominas, mas não sabíamos que o estoque estava tão baixo assim. Pesquisando, vimos que no Brasil a doação é pequena (apenas 1,8% da população é doadora, segundo dados do Ministério da Saúde de 2017) e pensamos que a campanha poderia não só aumentar o estoque, como também conscientizar as pessoas a virarem doadoras recorrentes.”

PUBLICIDADE

Para a escolha dos times participantes, a proximidade da cidade com a cultura esportiva carioca foi fundamental. “Como nós sempre gostamos de esporte, inicialmente queríamos abordar times de Juiz de Fora, mas precisávamos de times grande e como a maioria da população da cidade torce também para clubes cariocas, pensamos em reunir os quatro times de maior adesão para atrair mais torcedores.”

Campanha, também pensada por Bárbara Merotto, visa aumentar o estoque que tem deficiência do tipo sanguíneo O negativo (Foto: Arquivo pessoal)

Para contribuir, o doador deve comparecer ao Hemocentro e doar em nome da campanha, informando qual é o seu time do coração. O resultado com o ranking de doações será divulgado no dia 25 de novembro nas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube.
A fundação fica na Rua Barão de Cataguases s/nº, no Centro, ao lado do Mergulhão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. Também é possível agendar a doação e obter informações pelo telefone 155 ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br. O Hemominas de Juiz de Fora atende a 55 hospitais e 27 municípios.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: futebol

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.