Juiz-forana busca ser a primeira mulher a nadar 40km em rio português

Ultramaratonista aquática Mayra Santos tenta desafio inédito, no Rio Zêzere, em preparação ao sonho da volta à Ilha da Madeira


Por Bruno Kaehler

18/06/2021 às 07h00- Atualizada 19/06/2021 às 13h13

Em setembro de 2019, a juiz-forana Mayra Santos se tornou a primeira mulher a concluir a Ultramaratona Aquática da Ilha da Madeira, em Portugal, onde vive, com nado de 42km em alto-mar. Em dezembro do ano passado, a luso-brasileira quebrou recorde mundial de “nado estático” em piscina contracorrente, com braçadas ininterruptas durante 30h07min. Imparável, dias após completar 42 anos, a atleta tem novo desafio, a começar nas primeiras horas da próxima segunda-feira: ser a primeira mulher a descer o Rio Zêzere, com 40km que separam a aldeia de Foz de Alge à Praia Fluvial da Aldeia do Mato, também em águas portuguesas e sem parar o nado.

“Nunca foi feito antes por nenhum nadador, a não ser em duas etapas”, destaca Mayra à Tribuna. “O desafio tem previsão de 15 horas de duração, pois não tenho autorização para nadar à noite. Terá início às 6h de Portugal – 2h no Brasil – desta segunda-feira”, explica a juiz-forana que dará as braçadas justamente no primeiro dia do verão europeu.

PUBLICIDADE
Mayra Santos é ultramaratonista e expande seus desafios em diferentes ambientes aquáticos (Foto: Arquivo pessoal)

Todo o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais da SwimTogether (@swimtogether_pt) e da própria nadadora (@mayrasantosswimmer).

A ultramaratonista aquática será acompanhada em tempo integral por uma embarcação de apoio durante o trajeto. “Conto com o diretor de prova, André Santos, e com meu marido, João Duarte, além da fotógrafa Anais Moniz e pelo skipper, Tiago Durães.” Durante o nado, ela irá se alimentar com géis energéticos, isotônicos, banana, açaí e água.

Parte da preparação pôde ser feita em casa. “(A preparação) correu lindamente, treino todos os dias no mar e ou na piscina. A pandemia atrapalhou um pouco, mas agora não mais, pois tenho uma piscina de treino em casa”, explica.

(Foto: Pedro Vasconcelos)

Detentora de recordes, Mayra conta que sua inspiração para esta nova empreitada vem de um sonho cada vez mais próximo: dar a volta na Ilha da Madeira. “Preciso me preparar para um grande desafio, então por que não sair da água salgada, minha zona de conforto, e fazer algo superinédito e desafiante pra mim? Estou encarando como treino de preparação para a volta à Ilha, que exige muita resistência, pois irei fazê-la sem descanso, sem roupa especial. Serão 144km que tenho a previsão de fazer em 60h (três dias e duas noites)”.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.