Pandemia retarda sonho, mas juiz-forano projeta profissionalização no Volta Redonda

Ex-Bonsucesso, Pedro Thomaz está em transição e mira time time principal da Cidade do Aço, que deve voltar aos treinos em breve


Por Bruno Kaehler

16/06/2020 às 17h56- Atualizada 16/06/2020 às 17h57

Pedro Thomaz em treino pela equipe profissional do Voltaço antes da paralisação por conta da Covid-19 (Foto: André Luís Moreira)

Entre os diversos prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus também no mundo esportivo, o processo de profissionalização de jovens futebolistas foi, no mínimo, retardado pela pausa dos treinamentos coletivos, das competições de base e das consequentes observações feitas pelas comissões técnicas das equipes. Desta forma também analisa o volante juiz-forano Pedro Thomaz, 20 anos, jogador do Volta Redonda há três temporadas. O jovem do Bairro Cidade do Sol, Zona Norte da cidade, vinha em plena ascensão na carreira, recém-promovido ao time adulto do Voltaço, quando veio a paralisação.

“Essa pandemia, além de tudo o que vem causando, me prejudicou bem porque eu estava em uma crescente muito boa, na minha melhor fase no sub-20 e integrando o elenco profissional, sendo visado lá. Essa parada atrapalhou tudo. Vamos voltar para a estaca zero, mesmo seguindo treinando de casa”, avalia Pedro.

PUBLICIDADE

E basta o atleta resumir sua história no esporte para retificar a regular evolução. “Em JF cheguei a jogar no Bonsucesso, time muito tradicional na base. Entre 16 e 17 anos fui para o Pérolas Negras, dos técnicos Rafael Novaes e Wesley Assis, também da cidade. Fui campeão da Série C do Carioca no sub-20 e no profissional, e da Copa Alterosa. Fiz um amistoso contra o Volta Redonda, e o treinador gostou de mim. No final de 2017 teve uma avaliação lá e passei. Desde então estou na equipe”, relembra o juiz-forano.

Com a camisa do time sul-fluminense, Pedro chegou às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior na temporada passada, tendo saído nas disputas de pênalti contra o Vasco. Neste ano, atuou em todas as partidas da equipe, eliminada em jogo contra o Internacional ainda na primeira fase.

Com o destaque, passou a integrar os profissionais, “descendo” para o sub-20 em jogos como o seu último, há mais de três meses, diante do Botafogo, na estreia do Carioca da categoria. Apostando no crescimento para ganhar uma vaga no rol de relacionados ao Estadual adulto, veio a pausa. Nada que diminua o foco do atleta que treina diariamente.

“O Volta Redonda tem feito algumas baterias de treinos on-line com o preparador físico e treinadores todos os dias, às 9h. E também tenho treinado separado com o Rafael Novaes, trabalhos físicos e técnicos, além de tentar dar umas corridas às vezes. Tudo isso por meu objetivo de seguir entre os profissionais e disputar o Carioca e o Brasileirão (Série C)”, conta.

Retorno próximo

Com o início da segunda fase de flexibilização no Rio de Janeiro e a permissão de competições esportivas, a volta do Campeonato Carioca pode ocorrer ainda nesta semana para algumas equipes. No caso do Volta Redonda, as partidas devem demorar a ocorrer, visto que o elenco ainda não treina na Cidade do Aço. “É possível que o profissional volte nesta semana, mas não é o certo. O Volta Redonda tem tomado muito cuidado por conta do coronavírus, chamando atletas aos poucos, fazendo testes, então tratamos tudo com paciência”, explica Pedro, motivado pela chance de treinar normalmente, aguardando contato para voltar à cidade fluminense.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.