Rússia massacra a Arábia Saudita por 5 a 0 na abertura da Copa
Cheryshev, que entrou no lugar do contundido Dzagoev, marcou duas vezes
Moscou, Rússia (AE) – A Copa do Mundo começou com festa russa em Moscou. Nesta quinta-feira, no Estádio Luzhniki, a Rússia fez o que a torcida esperava – pressionou a saída de bola da Arábia Saudita, foi rápida na transição para o ataque e transformou chances criadas em gols para atropelar a adversária por 5 a 0 no jogo de abertura da competição.
Isso será fundamental na difícil missão da equipe no grupo A do Mundial. Em uma chave que ainda conta com Uruguai e Egito, que jogam nesta sexta-feira em Ecaterimburgo, estrear com vitória era premissa fundamental para alimentar o sonho de tentar avançar para as oitavas de final do torneio.
Logo nos primeiros minutos, a seleção russa cumpriu à risca o que o técnico Stanislav Cherchesov havia pedido aos jogadores na véspera da estreia: dedicação e velocidade na transição para o ataque. Antes mesmo do primeiro gol, a equipe já tinha mais posse de bola e explorava principalmente os lados do campo.
Aos 11 minutos da primeira etapa, a pressão russa surtiu efeito. Após cobrança de escanteio, Golovin recebeu bom passe de Zhirkov na entrada da área pelo lado esquerdo e cruzou na segunda trave. Gazinsky subiu mais que o zagueiro, que caiu deitado no gramado no lance, e cabeceou no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Abdullah Almuaiouf.
Aos 22, o atacante Dzagoev sentiu contusão na coxa esquerda e deu lugar a Cheryshev, que não podia prever dia melhor. Já no final da primeira etapa, o substituto recebeu na entrada da área, cortou dois marcadores com uma “levantadinha” na bola e bateu firme na saída do goleiro para fazer 2 a 0.
No segundo tempo, a Arábia Saudita tentou incomodar um pouco o goleiro Akinfeev, mas logo a Rússia voltou a se lançar para a frente. Aos 22 minutos, Golovin levantou para Dzyuba, que havia acabado de entrar no lugar de Smolov, cabecear com estilo para marcar o terceiro gol da Rússia. O quarto veio com Cheryshev, já aos 46 minutos, em um lindo chute de trivela, com o pé esquerdo, do bico da área, e o quinto em cobrança de falta perfeita de Alexander Golovin.
O próximo jogo da Rússia será no dia 19, às 15h, contra o Egito, e a Arábia Saudita encara o Uruguai no dia 20, ao meio-dia.
FICHA TÉCNICA
RÚSSIA 5 X 0 ARÁBIA SAUDITA
RÚSSIA – Akinfeev; Mario Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Zobnin, Gazinsky, Samedov (Daler Kuzyaev) e Golovin; Dzagoev (Cheryshev) e Smolov (Artem Dzyuba).
Técnico: Stanislav Cherchesov.
ARÁBIA SAUDITA – Abdullah Almuaiouf; Alburayk, Hawsawi, Othman e Alshahrani; Otayf (Fahad Almuwallad), Alfaraj e Aljassam; Aldawsari, Alsahlawi (Muhannad Asiri) e Alshehri (Fahad Almuwallad). Técnico: Juan Antonio Pizzi.
GOLS – Gazinsky, aos 12, e Cheryshev, aos 43 minutos do primeiro tempo; Dzyuba, aos 22, Cheryshev, aos 46, Golovin, aos 49 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Néstor Pitana (ARG).
CARTÕES AMARELOS – Golovin e Aljassam.
PÚBLICO – 78.011 torcedores.
LOCAL – Estádio Luzhniki, em Moscou (RUS).