No caldeirão gaúcho


Por Gustavo Penna

13/09/2015 às 07h00

bruno-re_leo
Bruno Ré confia no ótimo retrospecto do Carijó fora de casa – Foto: Leonardo Costa

Nomeada pelo comandante Leston Júnior como “Operação Acesso”, a reta final da temporada começa hoje para o Tupi. Com o foco na liderança do grupo B, o Alvinegro encara hoje o primeiro dos três jogos contra equipes que concorrem diretamente por vagas nas quartas de final. O objetivo é deixar o time preparado para as dificuldades que serão encontradas nos dois jogos decisivos pelo acesso à Série B, na próxima fase. E a primeira missão é superar a pressão do caldeirão do Estádio Alfredo Jaconi, que estará fervendo às 16h, quando Juventude e Tupi entram em campo.

“Acho que esses três jogos vão servir de aprendizado para as quartas de final. Primeiro por ser um jogo fora de casa. Eles vão encher o Alfredo Jaconi. Será um jogo difícil, truncado”, diz o zagueiro Sidimar. “Mas vamos com tudo para conseguir a vitória, ou mesmo um empate, que não é um resultado ruim. Esse adversário, com o estádio lotado, já vai preparar a gente. Que possamos fazer bons jogos para chegarmos focados às quartas de final.

PUBLICIDADE

tupi

Opinião semelhante tem o lateral Bruno Ré, que se apoia na campanha como visitante, com quatro vitórias e três empates em sete jogos, para atestar que o Tupi tem condições de deixar o campo de jogo com mais uma conquista. “Mostramos durante a competição que somos capazes de buscar os 3 pontos fora de casa. As últimas três rodadas serão muito importantes, praticamente a mesma coisa dos jogos da próxima fase. Precisamos ir bem concentrados para buscarmos essa vitória, que acho bem capaz de conseguirmos. O bom de pegar esses duelos difíceis é que não podemos tirar o pé para nada. São três jogos que vão nos dar parâmetro.”

Para conquistar mais uma vitória fora de casa, a eficiência defensiva será determinante para conter a pressão de um adversário que precisa ganhar para continuar vivo na competição. Enquanto isso, o ataque será ainda mais cobrado no desempenho de funções táticas fundamentais. “O professor Leston cobrou ao longo da semana que o sistema ofensivo segure a bola na frente para o nosso time conseguir jogar. Não podemos ir para uma partida importante como essa só pensando em nos defender. Quando a bola estiver no nosso pé, temos que saber jogar no campo de ataque”, afirma o avante Felipe Augusto.

Com as ausências dos meias Marco Goiano, suspenso, e Kaio Wilker, lesionado, Gabriel Davis receberá nova oportunidade como titular. Para a função de centroavante, Bruno Aquino foi o escolhido. Já na cabeça de área, Rafael Jataí retorna após cumprir suspensão.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.