Maior medalhista brasileira no Pan, juiz-forana Larissa Oliveira anuncia aposentadoria
“Orgulho de cada dia vivido”, comenta nadadora de 29 anos, com duas participações em Olimpíadas na carreira, no Rio e em Tóquio
A juiz-forana Larissa Oliveira anunciou, no último sábado (10), por meio de suas redes sociais, a aposentadoria na natação profissional. Aos 29 anos, a atleta ex-Clube Bom Pastor e Pinheiros (SP), entre as agremiações de sua carreira, irá se despedir das piscinas oficialmente nesta semana, durante o Campeonato Estadual pelo Flamengo, seu atual clube, e encerrar a vitoriosa trajetória nas raias.
“Chegou minha hora do adeus. Quando tomei essa decisão fiquei dias e dias pensando se deveria ou não vim escrever algo e me declarar publicamente aposentada do alto rendimento. E foram nesses últimos meses de decisão tomada que comecei a perceber a minha importância na natação, o quanto minha palavra incentiva, as minhas ações influenciam, e o tamanho da troca de carinho e conhecimento que tinha com meus companheiros de equipe e treinadores”, revelou Larissa. “Eu sempre nadei por mim, ia através dos meus objetivos e conquistas exclusivamente por mim, por almejar, querer e sonhar grande. Nunca parei pra pensar no meu legado, pra falar verdade sempre achei natação chata, um esporte duro e ingrato, mas foi nele que me destaquei então era nele que investia todos meus sonhos e vontades”, complementou.
Conforme a nadadora, foram quase 15 anos de treinos em alto rendimento. Além das histórias, Larissa deixa a natação profissional como a atleta que mais levou a bandeira do Brasil ao pódio nos Jogos Pan-Americanos, com dez medalhas nas edições de Toronto, em 2015, e Lima 2019: ouro no revezamento 4x100m misto em 2019, prata nos 4x200m de 2015, além dos 4x100m livre e 4x100m livre misto em 2019; e bronzes nos 100m e 200m livre em 2019, no 4x100m livre e 4x100m medley em 2015, e 4x200m e 4x100m medley em 2019.
“Me orgulho de cada dia vivido. Foram tantas caídas na água, vitórias, derrotas (inclusive muito mais frustrações do que alegrias), treinos e tantos dias de dedicações que por incrível que pareça eu consigo me lembrar de todos esses dias e acontecimentos.”
LEIA MAIS [COM VÍDEO]:
Sonho mais que realizado
Larissa Oliveira conseguiu, ainda, participar dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2014, e de Tóquio, em 2021. Ela se recordou, inclusive, de uma história na sua infância em Juiz de Fora. “Eu me orgulho tanto da Larissa que ainda criança numa daquelas brincadeiras de objetivos o professor me perguntou o que eu queria, e sem fazer a menor ideia do que eu iria precisar de abdicar eu respondi sem pestanejar ser olímpica. Me lembro bem daquele silêncio depois da minha resposta e meio que um ar cômico de todos que ouviram, me orgulho de ter saído de casa aos 17 anos e vivido a natação, me orgulho de cada vitória, de cada derrota (principalmente elas, porque me doíam tanto que me faziam sair tão motivada e forte pra não passar por isso de novo), me orgulho da minha recuperação pós acidente, da minha coragem, da minha honestidade, de vivido e ter tido uma carreira limpa, me orgulho de cada um dos recordes sul-americanos, de cada medalha brasileira, sul-americana, Pan-Americana, e de mundial conquistada, me orgulho em ser 2x olímpica.”
A atleta ainda agradeceu treinadores, comissões técnicas, staffs e sua família pelo acompanhamento e apoio ao longo dos anos.
Apesar de não ter revelado, ainda, qual será o seu caminho após a aposentadoria da natação profissional, Larissa deixou um recado àqueles que desejam seguir no esporte. “Pra todos que querem e sonham alto: não vai ser fácil, não esperem apoio de ninguém além da sua família e técnicos, faz teu corre, se dedica, se esforça e acredita, Vai dar certo!”
Ver essa foto no Instagram
O conteúdo continua após o anúncio