Juiz-forano é vice-campeão brasileiro e bronze no Sul-Americano de BMX Flatland

Após ter o tênis rasgado, Waldeí Fernando traz duas medalhas e deixa a categoria amadora, rumo ao profissionalismo


Por Bruno Kaehler

12/11/2019 às 14h24- Atualizada 12/11/2019 às 17h27

Waldeí em atuação pelo Brasileiro e Sul-Americano no interior de São Paulo (Foto: Willi)

O biker Waldeí Fernando Moreira, 33 anos, conquistou no último fim de semana o vice-campeonato brasileiro e a terceira colocação em etapa do Campeonato Sul-Americano de BMX Flatland. O juiz-forano realizou manobras com sua bicicleta em Itapevi (SP), em provas que reuniram alguns dos principais atletas do continente.

Apesar de satisfeito com as colocações após meses de preparação, Waldeí encarou um imprevisto momentos antes de se apresentar. “Tive um probleminha na hora da competição. Meu tênis rasgou no aquecimento e tive que usar um emprestado”, conta o atleta, que sentiu diferença na realização dos movimentos sobre duas rodas, superada rapidamente.

PUBLICIDADE

“Fiquei feliz com o terceiro lugar, porque mudar uma peça na bike ou o tênis demora, no mínimo, de duas a três semanas para se adaptar. Peguei um tênis emprestado e errei algumas manobras na primeira volta; já na seguinte acertei todas as manobras. Acredito que, se não tivesse ocorrido esse problema do calçado, teria feito a primeira volta melhor, com mais acertos”, avalia Waldeí.

Com duas medalhas de terceiro, juiz-forano irá receber a de vice-campeão brasileiro após confusão (Foto: Arquivo pessoal)

Novo patamar

O Campeonato Brasileiro e a etapa sul-americana devem ter marcado a despedida do juiz-forano do nível amador. O resultado, bem como a evolução técnica do atleta do Bairro Cidade Nova, Zona Sul de Juiz de Fora, credenciaram Waldeí a subir um degrau que significará a realização de um sonho de infância.

“Em 2020 vou poder competir na categoria profissional. Vai ser uma longa caminhada até chegar entre os primeiros, mas se consegui chegar até aqui, sem dúvidas posso ir além. Vou disputar provas com atletas de nível mundial, pessoas que estavam em vídeos que eu assistia para aprender manobras, e só isto já será uma vitória para mim”, explica o biker.

Praticante de BMX Flatland desde os 15 anos, Waldeí é bicampeão brasileiro amador, títulos conquistados nas temporadas de 2014, de forma invicta após três etapas, e nesta última temporada, quando retornou às competições após uma lesão o tirar das disputas por cerca de um ano.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.