Com apoio dos 4 times grandes do Rio, ONG rifa camisas autografadas

Onda Solidária, que atende jovens da Zona da Mata, busca recursos para ampliar atendimento em nova estrutura


Por Bruno Kaehler

11/12/2020 às 17h19

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se uniram para apoiar uma nova campanha da ONG Onda Solidária, de atuação há mais de 15 anos na vida de jovens entre 6 e 18 anos de Santana do Deserto (MG) e da Zona da Mata mineira, além do Rio de Janeiro (RJ) e, mais recentemente, em Uganda, África. Os quatro grandes clubes da Cidade Maravilhosa doaram, cada um, uma camisa autografada para sorteio da instituição, que promove a venda de rifas com o objetivo de ampliar sua estrutura e serviços oferecidos para, também, aumentar o número de meninos e meninas atendidos.

“Pré-pandemia nós trabalhávamos com cerca de 250 jovens, com projetos de inclusão social através do esporte, com modalidades como o futebol, xadrez e jiu-jítsu no-gi (sem kimono). Com a pandemia, fizemos as aulas on-line, conseguindo manter todas as modalidades nesse nível. Claro que diminuiu um pouco o número de alunos porque nem todos têm acesso à internet”, conta à Tribuna o presidente da ONG, Ricardo Calçado.

PUBLICIDADE

Cada rifa custa apenas R$ 5 na Corrida das Torcidas Solidárias, como a campanha foi batizada, para incentivar o apoio de torcedores dos quatro clubes cariocas. Até a última parcial, divulgada há pouco mais de uma semana, os tricolores lideravam o ranking solidário, seguidos dos rubro-negros, botafoguenses e vascaínos.Todo o valor arrecadado será destinado à construção do Solidário Hub, objetivo aprofundado por Calçado.

“O Solidário Hub é um espaço inserido na nossa Vila dos Sonhos (em Santana do Deserto), de educação, ensino, tecnologia, meio ambiente e trabalho, onde vamos conectar as equipes através do Hub, e promover o intercâmbio entre crianças e jovens dos projetos, que podem ter suas vidas transformadas”, explica.

Como ajudar

O sorteio das rifas ocorre neste domingo (13), às 17h, no perfil do Instagram da Onda . Para comprar sua(s) rifa(s), seja de forma virtual ou presencial, basta entrar em contato com a ONG pelo número (21) 99938-8881 ou nas redes sociais @ondasolidariaorg.
Para mais informações sobre o novo espaço que será construído, bem como seus gastos e outras formas de contribuição, você também pode acessar o site da ONG Onda Solidária.

Integrantes da ONG e da campanha exibem camisas autografadas que serão sorteadas neste sábado. (Crédito: Divulgação)

“Manter a esperança e solidariedade vivas”

Conforme o professor Linus Pauling, a campanha “é muito importante, pois nos ajuda a manter a esperança e solidariedade vivas. A associação conta com o apoio de parceiros e voluntários para a manutenção das oficinas que ofertamos, as viagens com os alunos para que possam ter várias novas experiências de vida cultural, além das viagens para a participação de eventos como amistosos e campeonatos na região de Juiz de Fora e Rio de Janeiro, sendo algumas em parceria com grandes times.”

ONG atende centenas de crianças e adolescentes, durante a pandemia, de forma on-line.

Para isso, o apoio de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco tem sido primordial. “Acreditamos na união dos clubes em prol de mensagens e exemplos positivos para sociedade. Através de campanhas como a Torcidas Solidárias e eventos unindo diferentes times, mostramos que estamos todos juntos e que podemos e devemos unir forças em prol de objetivos em comum e solidários. Que a competição e disputa fiquem somente no campo, fora dele somos todos solidários”, deseja o presidente Calçado.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.