Estevam Soares é o novo técnico do Tupi
Atualizada às 21h32
O Tupi confirmou, nesta quinta-feira (9), as contratações do técnico Estevam Soares e do volante Marcel para a sequência da Série B. O novo comandante, inclusive, será apresentado oficialmente nesta sexta, após treinamento em Santa Terezinha, última atividade antes da viagem para Pelotas (RS), onde o Carijó encara o Brasil às 16h de sábado, no Bento Freitas.
Em entrevista à assessoria do Alvinegro, Estevam reconheceu que “vai ser uma empreitada muito grande. Estou assumindo um time que tem aproveitamento muito baixo na competição. Mas se trata de um campeonato longo e temos tempo para recuperar. Precisamos de uma força tarefa envolvendo vários segmentos do clube e até mesmo da cidade para que as coisas se revertam. É um grande desafio, mas eu não fujo de desafios”.
O vice-presidente de futebol do clube, José Roberto Maranhas, evidenciou a rodagem do treinador, que completa 60 anos nesta sexta, como ponto primordial na contratação. “A experiência foi fundamental, já que tem uma vivência muito grande no futebol e treinou equipes de Série A e B. E tem que consertar o carro com ele andando, então precisamos de um treinador com certa bagagem para essa transição. O time não é ruim, mas precisa estabilizar para conseguir resultados”, elucidou.
O novo técnico do Tupi acumula passagens por dezenas de clubes do país, como Portuguesa (SP), seu último clube, além de Botafogo, Oeste, Ceará, Palmeiras, Bragantino e outros. Ainda de acordo com Maranhas, o treinador não deve trazer um auxiliar técnico, função consequentemente exercida por Júlio Cirico, da comissão permanente do Tupi. O profissional, aliás, revelou já ter conversado com Estevam. “Falamos por telefone, já conversamos sobre aspectos táticos e individuais de cada atleta”, contou.
A vontade da diretoria é a de que o técnico esteja em campo no Sul do país. Para isso, Cirico já filtrou as informações indispensáveis ao conhecimento do novo companheiro. “Futebol hoje é estudo. Temos um departamento de análise muito bom, são muitos jogos para assistir e a gente procura sempre puxar as características positivas e negativas da equipe e passar para o treinador e é isso que vamos fazer. Será apresentado tudo sobre o jogo na questão do adversário. O Estevam é um treinador experiente e só tem a agregar. Vamos para Pelotas confiantes na pontuação, fazer um jogo duro com eles. A torcida pode ficar tranquila que vai ser um Tupi aguerrido.”
[Relaciondas_post]
Baeta ‘indignado’
O volante Marcel, 29 anos, campeão brasileiro da Série D pelo Alvinegro juiz-forano em 2011, também deve chegar para integrar o plantel nesta sexta. O jogador, nascido na Princesa de Minas, disputou o último Estadual pela Caldense e estava apalavrado com o Tupynambás para a disputa da Segunda Divisão do Mineiro.
O empresário responsável pela montagem do elenco do Leão do Poço Rico, Alberto Simão, manifestou seu descontentamento com o comportamento da cúpula carijó. “Estou decepcionado com a instituição. O negócio com o atleta já era público e conversaram diretamente com o jogador, que entrou em contato comigo pedindo minha liberação. Não iria segurá-lo. Tenho respeito pela presidente Myrian Fortuna e espero uma ligação dela para conversarmos”.
Núbio descartado
Outro ex-carijó oferecido ao clube, o atacante Núbio Flávio foi descartado pela diretoria. Segundo o diretor executivo de futebol do Tupi, Gustavo Mendes, mesmo com a chegada do novo treinador, Núbio “não interessa ao clube”.O jogador pertence ao Fortaleza e viria emprestado ao Carijó, que arcaria com parte do seu salário.
Novidades na formação
O treino em Santa Terezinha realizado na tarde desta quinta foi novamente comandado pelo auxiliar técnico da comissão permanente do clube, Júlio Cirico, que promoveu um coletivo com novidade tanto na equipe titular quanto na reserva, com Hiroshi atuando normalmente. “Estou com a expectativa de fazer pelo menos um tempo ou o que o Júlio preferir. Pretendo ajudar da melhor forma. E com relação ao tempo que vou jogar, isso quem define é o Júlio, além do Estevam que está chegando. Quero ajudar o Tupi”, declarou Hiroshi, destaque carijó no Mineiro e recuperado de luxação no ombro direito.
No time principal, além de Rafael Santos mantido no gol, Vinicius Kiss foi escalado no meio-campo em todo o exercício e Hélder assumiu a vaga de Rodolfo Mol, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Oeste. O time de colete foi formado por Rafael Santos; Henrique, Heitor, Hélder e Bruno Costa; Rafael Jataí; Vinicius Kiss, Recife, Marcos Serrato e Thiago Silvy; Giancarlo.