Atletas da UFJF participam de torneio estudantil nacional


Por Tribuna

05/09/2014 às 09h44- Atualizada 13/09/2014 às 22h54

Felipe Couri
Luiz Maurício, João, Verbena e Rafaela representam JF em jogos estudantis nacionais

 

Os quatro jovens atletas juiz-foranos – integrantes do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria/Sesi) da UFJF – que fazem parte da equipe de atletismo de Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) estão em Londrina, no Paraná, onde hoje começa a etapa nacional da maior disputa estudantil do país. O grupo conquistou a vaga, juntamente com mais nove atletas mineiros, após a boa participação nos Jogos Escolares de Minas (Jemgs)- realizados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no mês passado. Agora, eles pretendem repetir o bom desempenho, pois a competição é classificatória para o Sul-Americano de Atletismo. “Desde que chegaram ao projeto esses meninos já mostravam que se tornariam atletas”, ressalta o treinador da equipe juiz-forana, Jefferson Verbena.

PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, devido à aproximação dos JEBs, o treinamento do grupo no Complexo Esportivo da UFJF foi intensificado. “Eles se empenharam muito no período competitivo. Trabalhamos a correção de postura e outras questões que precisavam ser melhoradas”, explica Verbena, acrescentando que, se os jovens continuarem neste caminho, poderão disputar outros grandes torneios e até mesmo uma Olimpíada. “Participar de competições importantes tem dado a eles uma oportunidade social que talvez não teriam caso não estivessem inseridos no esporte.”

O fato de estar no maior celeiro de atletas jovens do Brasil não tem tirado o sono da estudante e lançadora de dardos Raphaela Diesse, 14 anos. Ela será uma das representantes da Escola Estadual Fernando Lobo e está determinada a trazer para a instituição a medalha de ouro. “Minha mãe é uma das minhas grandes incentivadoras. Às vezes, quando estou desanimada de ir para os treinos, ela chama minha atenção e diz para eu não faltar e lançar longe aqueles dardos”, conta sorrindo.

Assim como Raphaela, João Victor de Oliveira Macedo, 13, também integra o projeto de atletismo da UFJF e irá vestir a camisa do Espaço Educacional Lápis de Cor. Em Londrina, ele vai disputar os 80m com barreira. “Nos Jemgs meu resultado foi 4 décimos a menos que o primeiro colocado. Agora eu quero compensar e conseguir chegar em primeiro lugar.”

Recorde de participantes

Os JEBs, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reúne alunos-atletas de instituições públicas e privadas e espera receber quase 4 mil competidores de todo o Brasil, número recorde. “Minha família está muito orgulhosa de mim. Meus irmãos já disseram que querem seguir os meus passos”, conta o representante da Escola Municipal Cossete de Alencar, Luiz Maurício Dias da Silva, 14. “Vou me empenhar bastante para conseguir a vaga para o Sul-Americano, seja no lançamento de dardo ou no lançamento de disco.”

A corredora e representante da Escola Estadual Fernando Lobo, Noemi Alves da Cruz, 13, estava ansiosa antes de embarcar, pois iria viajar de avião pela primeira vez. “Fomos de ônibus para Uberaba e foi tranquilo. Estou um pouco nervosa, mas tenho certeza de que vai dar tudo certo. Será uma viagem emocionante”, relata, empolgada. Já em relação à prova de 1.000m rasos que irá enfrentar em Londrina, ela não demonstra ansiedade. “Vai ser um enorme prazer enfrentar grande adversários e, ao mesmo tempo, fazer novas amizades”, acrescenta.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.