Um-dois: após protestos, Argentina cancela amistoso contra Israel por questão de segurança


Por Agência Estado/Gazeta Press

05/06/2018 às 20h34- Atualizada 06/06/2018 às 15h27

Barcelona (AE) – Os protestos foram muitos, surtiram efeito e, nesta terça (5), a Argentina anunciou o cancelamento do amistoso marcado para este sábado (9) diante de Israel, em Jerusalém. A partida vinha sendo alvo de críticas e ataques por causa do conflito político entre israelenses e palestinos. O amistoso vinha causando polêmica desde o seu anúncio, mas os protestos ganharam força nos últimos dias. Nesta terça, cerca de 15 palestinos apareceram no treinamento da Seleção Argentina, em Barcelona, na Espanha, vestindo camisas da seleção sul-americana manchadas de vermelho para simbolizar o sangue derramado pelos israelenses no conflito. A atitude gerou impacto no elenco da seleção, e os jogadores inclusive teriam manifestado o desejo de não disputar o amistoso. Horas depois, a Associação do Futebol Argentino (AFA, na sigla em espanhol) decidiu pelo cancelamento. “No fim, pudemos fazer o correto. Em primeiro lugar está a saúde e o senso comum. Acreditamos que o melhor era não ir”, declarou o atacante Higuaín em entrevista à ESPN argentina.

Protestos de palestinos nos últimos dias levaram jogadores a desejarem não disputar o amistoso frente à seleção de Israel (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

Jogadores mexicanos teriam feito festa regada a bebida e mulheres após amistoso

Cidade do México (Gazeta Press) – Se preparando para a disputa da Copa do Mundo da Rússia, alguns jogadores da Seleção Mexicana viraram alvo de uma grande polêmica nesta terça (5). Segundo uma revista do país, a TV Notas, o grupo em questão, que contaria, entre outros, com o goleiro Guillermo Ochoa e os irmãos brasileiros naturalizados Jonathan e Giovani dos Santos, teria aproveitado a folga dada pela comissão técnica após o amistoso contra a Escócia, no último sábado, para realizar uma festa regada a bebidas alcoólicas, jogatina e cerca de 30 mulheres. Após a vitória por 1 a 0 sobre os escoceses, com gol do próprio Giovani dos Santos, no Estádio Azteca, no último amistoso do México antes de embarcar para a Europa, uma parte dos atletas teria se encaminhado a uma casa para iniciar a comemoração. Além dos já citados, Salcedo, Héctor Herrera, Jesús Gallardo, Raúl Jiménez e Marco Fabián também teriam marcado presença. A partir das 2h, táxis repletos de mulheres teriam começado a chegar ao local, sendo recepcionados por Herrera, meio-campista do Porto. Giovani dos Santos teria sido o primeiro a deixar a residência, por volta das 4h. Ao amanhecer, foi a vez de Gallardo e Jiménez se retirarem. Às 8h, outro grupo de mulheres teria chegado à festa, que teria durado até a tarde de domingo, quando Ochoa, Salcedo e Jonathan dos Santos teriam ido embora.

PUBLICIDADE
O atacante Giovanni dos Santos, do Los Angeles Galaxy, é um dos jogadores que participaram da festa no último sábado (2) (Foto: Reprodução/Los Angeles Galaxy)

Bélgica e Egito duelam em Bruxelas em amistoso no Estádio King Baudouin

Bruxelas (Gazeta Press) – Esta quarta (6) reserva mais amistosos de preparação para a Copa do Mundo de 2018, que acontece na Rússia. A principal atração é o choque entre Bélgica e Egito, às 15h45, que se enfrentam no Estádio King Baudouin, em Bruxelas, na Bélgica. Os belgas empataram sem gols com Portugal no fim de semana, quando não chegaram a ter uma atuação empolgante. Para os egípcios é mais uma oportunidade de mostrar que o time pode ser competitivo sem a estrela Mohamed Salah, que se recupera de lesão. A Bélgica está no Grupo G da Copa do Mundo, ao lado de Inglaterra, Panamá e Tunísia. Já os egípcios integram o Grupo A, ao lado de Rússia, Arábia Saudita e do Uruguai. Presente no grupo da Bélgica, o Panamá também estará em ação nesta quarta. O time da América Central vai medir forças com a Noruega, que não conseguiu se classificar para o Mundial, no Estádio Ullevål, em Oslo, capital norueguesa, às 14h. Depois de fazer jogo duro com a Inglaterra, apesar de ter perdido de 2 a 1, a Nigéria testa o time com a República Tcheca em amistoso às 10h. O choque está programado para a NV Arena, em Sankt Pölten, na Áustria. Já Bielo-Rússia e Hungria jogam às 14h.

Mohamed Salah passa por tratamento para se recuperar de lesão sofrida na final da UEFA Champions League (Foto: Divulgação/Reuters)

Seleção do Irã é a primeira a desembarcar na Rússia

Moscou (Gazeta Press) – A seleção do Irã foi a primeira a desembarcar na Rússia, país que sediará a Copa do Mundo 2018. A delegação chegou ao Aeroporto Internacional Vnukovo, na capital Moscou, nesta terça (5) por volta das 20h30 do horário local (equivalente a 14h30 no horário de Brasília), a nove dias do início da competição. Enfatizando o “sonho” e o “privilégio” de estar em mais um Mundial, o técnico Carlos Queiroz foi o primeiro a falar com a imprensa. “Estar na Rússia é um sonho para o futebol iraniano. Conseguimos este sonho através de muito trabalho duro e sacrifícios, o que só aumenta a honra e o privilégio que sentimos por estar aqui. A seleção iraniana vai sentir o gosto de jogar com as melhores equipes do mundo e fazer parte dessa fantástica família da Copa”, afirmou o português. O Irã ainda fará mais um teste antes da estreia na Copa do Mundo. Os comandados de Queiroz enfrentam a Lituânia, nesta sexta-feira, em Moscou. No Grupo B do Mundial, a missão não será das mais fáceis, visto que Portugal e Espanha são os favoritos. A outra seleção do grupo é a de Marrocos, adversário da primeira partida, prevista para o dia 15 de junho, em São Petersburgo. Os iranianos foram os primeiros do continente asiático a garantirem vaga na Copa do Mundo da Rússia. O país já marcou presença em outros quatro Mundiais (1978, 1998, 2006 e 2014), mas nunca passou da primeira fase do torneio.

Seleção iraniana enfrentará a Lituânia na próxima sexta (8), em Moscou, em último compromisso antes do início da Copa (Foto: Divulgação/Reuters)

Rússia só empata e não quebra jejum de vitórias antes de estreia na Copa

Moscou (Gazeta Press) – Nesta terça (5), a Rússia, anfitriã da Copa do Mundo que começará no próximo dia 14, fez seu último amistoso antes da sua estreia no Mundial. Apesar de terem um começo animador, os russos apenas empataram por 1 a 1 diante da Turquia, jogo que aconteceu às 13h, na Arena CSKA e que serviu para o técnico Stanislav Cherchesov fazer os últimos ajustes antes do confronto diante da Arábia Saudita. Com o empate, a equipe russa vai para o Mundial coberta de desconfiança. Agora, são sete jogos seguidos sem saber o que é vencer e com um retrospecto parecido com o dos últimos jogos, dificilmente os anfitriões estarão entre os dois melhores times do Grupo A da Copa do Mundo, que além dos russos e sauditas, tem a seleção do Egito e a do Uruguai, bicampeã mundial.

O lateral-direito Mário Fernandes, ex-Grêmio, iniciou o amistoso no banco, entrando apenas aos 32 do segundo tempo (Foto: Divulgação)

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.