Paratleta local Gabriel Schumann leva dois bronzes no Circuito Caixa


Por Bruno Kaehler

05/06/2017 às 16h19

O atleta do Clube Bom Pastor Gabriel Schumann Mattoso, 18 anos, desembarcou em Juiz de Fora com mais duas medalhas no peito no último fim de semana. O “Schumacher” das piscinas, como é carinhosamente chamado, disputou etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, torneio organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, e conquistou o bronze nos 400m livre e nos 100m peito, diante de alguns dos principais atletas do Brasil. O desempenho do jovem ocorreu nas piscinas do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Schumann ainda foi sexto colocado nos 100m costas, quarto nos 100m livre e oitavo nos 200m medley. A terceira colocação nos 200m livre veio com o tempo de 5min33s24. Já nos 100m peito, o paratleta completou a prova em 1min45s90. O evento é considerado um dos mais importantes do país e contou, por exemplo, com a participação de Daniel Dias, maior medalhista da história da natação masculina em Paralimpíadas, com 24 conquistas.

PUBLICIDADE
Gabriel Schumann obteve sucesso durante sua primeira experiência em torneio nacional (Foto: Arquivo pessoal)
Gabriel Schumann obteve sucesso durante sua primeira experiência em torneio nacional (Foto: Arquivo pessoal)

O jovem foi acompanhado de seu técnico, Fernando Fernandes – o Nandão -, que elogiou a performance e revelou a possibilidade de o juiz-forano defender o escrete canário das piscinas. “O Gabriel é um dos cotados para fazer parte da Seleção Brasileira. Tudo depende da continuidade do alto nível no decorrer do ano. Ele teve um desempenho muito bom, visto que foi o primeiro Nacional do atleta, que teve que lidar com a ansiedade da estreia. Já abriu a competição com os 400m livre trazendo a medalha de bronze para a cidade e fechou com os 100m peito, de novo sendo bronze e só perdendo para os nadadores que já são consagrados dentro da Seleção Paralímpica”, ressalta Nandão.

Mais duas etapas do Circuito ainda serão disputadas por Schumann, em agosto e outubro. Se o alto nível for mantido, o atleta, que possui encurtamento em uma das pernas, sequela de parto, poderá ser convocado e disputar o Mundial do México, em novembro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.