Liga X: estão abertas as inscrições para um dos maiores eventos de xadrez escolar do Brasil

Torneio em Juiz de Fora terá alunos das redes pública e privada, retorna após mais de dois anos e irá contar com sete categorias no masculino e feminino, a partir de 14 de maio


Por Tribuna

05/05/2022 às 07h00- Atualizada 05/05/2022 às 10h26

A Liga X, um dos principais campeonatos de xadrez escolar do país, voltará a ser realizada em Juiz de Fora, a partir do dia 14 de maio, com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas da região. As inscrições já estão abertas e são ilimitadas, através do site do evento. Será cobrado o valor de R$ 50 por aluno, exceto para os estudantes de escolas públicas e de instituições parceiras da Liga X (Colégio Academia, Colégio dos Jesuítas, Colégio Santa Catarina, Escola Integra, Faculdade Suprema e Sistema Degraus de Ensino, além do Colégio Equipe, Escola Tiquinho, Centro Educacional RAS, Machado Sobrinho, Apogeu, Colégio Novo Mundo e Colégio Católico Resgate), que pagam R$ 25.

 

PUBLICIDADE

O evento será dividido em cinco etapas classificatórias, que acontecerão mensalmente até o mês de outubro, além da Superliga, a última etapa, prevista para 22 de outubro, no Colégio Academia. Ao todo, serão sete categorias para o feminino, e as mesmas para o masculino: sub-7, sub-9, sub-11, sub 13, sub-15, sub-18 e livre, esta voltada aos jovens nascidos até o ano de 2003. Todos os atletas irão receber certificado de participação, e os premiados em cada categoria ganharão medalhas e troféus.

Segundo o organizador do evento, o professor Haroldo Carvalhido, a última edição, em 2019, reuniu 468 jovens. Para este retorno, a projeção é de que 300 enxadristas participem. “O sentimento é de felicidade de poder ter o retorno dos alunos depois de 30 meses sem ter campeonato presencial da Liga X. Eles estavam cobrando muito essa volta e estamos muito esperançosos e entusiasmados de ter um bom público nas etapas até que tudo volte ao que era antes”, conta à Tribuna.

Desde 2019, contudo, a Liga X promoveu atividades alternativas para manter o estímulo da prática nos jovens. “A Liga X promoveu torneios festivos on-line para dar continuidade no treinamento, para não cair no esquecimento sem a prática. E também realizamos um curso durante a pandemia, aulas e um livro on-line, tentamos fazer tudo para ensinar e motivar eles a continuarem jogando. A Liga X não deixou o pessoal parar de treinar”, afirma Haroldo.

Datas previstas para as fases classificatórias e finais:

14 de maio – Colégio Santa Catarina
04 de junho – Colégio dos Jesuítas
Julho* – Faculdade Suprema
27 de agosto – Escola Íntegra
10 de setembro – Sistema Degraus de Ensino
22 de outubro – Colégio Academia
*data a ser definida

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.