Comitê olímpico belga se reúne com prefeito


Por Bárbara Riolino

05/05/2015 às 12h32

bruno-e-belgas-olavo
O prefeito Bruno Siqueira e o chefe de missão do Comitê Olímpico Belga para 2016, Eddy de Smedt (Olavo Prazeres/05-05-15)

O Comitê Olímpico da Bélgica, que está em Juiz de Fora desde a última segunda-feira (4), se reuniu na manhã desta terça (5) com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) para expor as primeiras impressões observadas pela comitiva a respeito das instalações esportivas disponíveis na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, assim como as opções de hospedagem, para melhor acolher atletas da delegação que disputarão os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Em coletiva à imprensa, o chefe de missão do Comitê Olímpico Belga para 2016, Eddy de Smedt, comentou que toda a comitiva gostou da estrutura da cidade, porém, ainda não pode afirmar quais as chances de que a delegação escolha Juiz de Fora para se instalar. “Nossa decisão será baseada, primeiramente, no que for melhor para os nossos atletas, depois, nas instalações. Vamos levar todas estas informações aos técnicos belgas para que possamos analisar”, destacou.

PUBLICIDADE

Para o diretor da Faefid, Maurício Bara, o interesse de mais uma delegação em vir para Juiz de Fora demonstra que é preciso acreditar em um trabalho a médio prazo, iniciado em 2010, quando ninguém acreditava nas chances do município. “Este foi um primeiro contato, assim como o Canadá fez. Notamos que eles gostaram das instalações e da cidade, mas, ainda não é suficiente, pois nada é decidido sozinho. Aguardamos por um segundo contato e uma nova rodada de conversas”.

Bara ainda destacou que todos estão motivados com esta possibilidade da vinda de mais uma delegação, pois os belgas trazem um rol de modalidades que muito agrada a cidade. “Se fecharmos equipes de atletismo, lutas e quadra, como o vôlei, seria um grande avanço para nós”. A princípio, a Bélgica aposta em equipes de atletismo, judô, taekwondo e vôlei feminino.

Na visão do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), a vinda de delegações para a cidade seria fundamental para que a mesma esteja inserida no processo das Olimpíadas. “Estamos articulando outros eventos para o período. A presença destes atletas é muito importante, pois aqueceria a economia local, movimentando hotéis e restaurantes. Vamos atuar para dar as condições necessárias para as delegações que queiram estar em nosso município.”

A estrutura da Faefid é um dos 16 espaços de Minas Gerais aprovados pelo Comitê Organizador dos Jogos de 2016 para treinamento de atletismo, vôlei, handbol e tênis, e já tem acordos firmados para receber, no período que antecedem as Olimpíadas, as delegações de atletismo do Canadá e da China.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.