O primeiro de dez
A Série B do Campeonato Brasileiro vai se afunilando, e o Tupi inicia, hoje, às 19h15, sequência das dez últimas decisões em busca de escapar do rebaixamento. Na 18ª colocação, com 26 pontos, cinco atrás do Oeste, primeiro clube fora do Z4, o Galo recebe o Criciúma, nono, com 40 pontos, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. E se já não bastasse a irregularidade de desempenho nos jogos, o Alvinegro de Santa Terezinha ainda terá quatro desfalques e equipe, por consequência, modificada pelo técnico Ricardinho.
O defensor Bruno Costa e o lateral Douglas encabeçam a lista de ausentes, por terem recebido o terceiro cartão amarelo na partida diante do Luverdense, na última sexta-feira. As notícias não esperadas, contudo, são de outros dois atletas, lesionados. O médico do Tupi, José Roberto Maranhas, confirmou, na tarde de ontem, o veto do zagueiro Gabriel Santos e do meia Octávio. O primeiro sofreu leve contratura muscular na posterior da coxa direita e pode estar à disposição contra o Bahia, no domingo. O armador emprestado pelo Botafogo, no entanto, com entorse no joelho direito e quadro de edema ósseo, tem previsão de retorno apenas em uma semana.
Como contraponto aos desfalques, o meia Jonathan, recuperado de lesão, está de volta à equipe e deve enfrentar o Criciúma. No treino de ontem, único preparatório para o duelo, Ricardinho recuou Luiz Paulo para a lateral esquerda, sua posição de origem, além de testar novamente Henrique na direita e Rodolfo Mol na zaga, com Pedrinho herdando a vaga de Octávio. “O Pedrinho é mais intenso e o Jonathan também tem mais velocidade e movimentação. Precisamos ser mais agressivos na parte ofensiva, e no último jogo faltou isso para a gente. Se tivéssemos êxito ganharíamos o jogo, pois tivemos oportunidade no segundo tempo de domínio do meio e aproximação, e nos faltou efetividade. Além da condição da força, de regularidade física, nosso segundo ponto é a efetividade e qualidade ofensiva. E, por isso, aproveitar a característica desses jogadores com movimentação nos espaços, na criação, para termos um meio criativo buscando direcionar a bola e não simplesmente abrir ela para as laterais”, avaliou Ricardinho. O provável Tupi tem Rafael Santos; Henrique, Rodolfo Mol, Thiago Sales e Luiz Paulo; Renan; Pedrinho, Hiroshi, Marcos Serrato e Jonathan; Giancarlo.
Sem acordo
Os departamentos jurídicos dos pré-candidatos ao pleito carijó se reuniram na tarde de ontem, mas, sem consenso, não houve evolução no cenário e o processo segue suspenso, com votação sem data. Agora, a tramitação dependerá de novas conversas objetivando acordo ou posicionamento da desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Cláudia Dias, sobre o andamento da ação encabeçada pelo sócio João Batista Delvaux.