Profissionais aconselham cautela na volta às atividades físicas depois das festas

Após descanso de Natal e Reveillón, início do ano é marcado por novas dietas e retomada de treinos também em meio ao aumento de casos de Covid


Por Bruno Kaehler

04/01/2022 às 19h46

“Hora de buscar o balde.” Se você tem o costume de acompanhar as redes sociais, certamente viu alguém brincando com esta frase, após um período de férias, descanso e das festas e celebrações de fim de ano atreladas a uma alimentação desregrada. Os primeiros dias úteis de janeiro se tornam momentos de reinício ou até mesmo a largada de atividades físicas, seja para pessoas que buscam qualidade de vida, atletas amadores ou até mesmo os profissionais.

Soma-se isto ao noticiário regular de aumento dos casos de coronavírus, bem como da variante Ômicron, com dois casos inclusive já confirmados em Juiz de Fora. A busca pela saúde e ganhos de imunidade, por exemplo, voltam a crescer. Diante deste cenário, a Tribuna consultou especialistas na área em busca de recomendações para o retorno aos treinos, independentemente do esporte praticado.

PUBLICIDADE

Conforme a profissional de Educação Física Renata Montagnana, os retornos devem ser pautados em diligências e precauções. “A esmagadora maioria da população, que não é atleta de alto rendimento, deve voltar aos treinos com um pouco de cautela. Alguns praticantes de exercício físico regular deixam as últimas semanas do ano para descanso e férias. Dependendo do tempo em que a pessoa ficou sem praticar atividade, todo cuidado é pouco no retorno”, contextualiza Renata, aconselhando em seguida. “Deve haver uma redução das cargas utilizadas e da intensidade do treinamento, tanto em musculação, como outra atividade. Claro que o que impera é sempre o bom senso. Pessoas com níveis de treinamento mais avançado talvez não sintam tanto o breve período em que estiverem sem atividade.”

Já a atleta profissional e também educadora física Amanda Oliveira, multicampeã do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora, corrobora com a necessidade de precauções na volta aos treinos, e também ressalta a importância da hidratação para que a rotina seja prazerosa. “As pessoas devem começar com cuidado e cautela sem se preocupar com o cansaço e o ritmo, ingerir bastante líquido como água e água de coco. Tomar cuidado com os ambientes em que for se exercitar, utilizar máscara nos ambientes fechados, álcool em gel e voltar a ter uma alimentação saudável”, destaca Amanda.

Intensidade e carga moderadas são recomendadas no retorno aos exercícios (Foto: Fernando Priamo)

Ganho de peso relevado

Renata Montagnana ainda destaca importante ponto em relação aos reflexos do período de fim de ano na balança. “Muitas pessoas reclamam do ganho de peso durante as festas de fim de ano, mas a notícia boa é que esse peso ‘ganho’ neste período é nada mais do que retenção de líquidos, o que, nas primeiras semanas de volta aos treinos, rapidamente é perdido”, tranquiliza.

Paciência, atenção e disciplina

Como atleta profissional, Amanda pouco mudou sua rotina em virtude da participação na 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no último dia 31. A mercesana foi a 10ª melhor brasileira e a 15ª colocada geral na maior competição de rua da América Latina com a marca de 58 minutos e 20 segundos nos 15km de prova.

“Os cuidados devem fazer parte da nossa rotina diariamente. Somos atletas, e a vida precisa continuar. Devemos ter paciência, atenção e disciplina, fazer todas as recomendações. Assim, cuidamos da nossa saúde, que é o nosso bem maior, para seguirmos firmes em busca dos nossos objetivos e em dias melhores”, ratifica a corredora que tem como um dos próximos objetivos do ano a disputa da Copa Brasil de Cross Country no mês de fevereiro. “Que seja um ano de muita saúde, força, disciplina, persistência e conquista para todos nós.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.