Atletas do Cria se preparam para o Troféu Brasil

Competição será em Bragança Paulista; no último fim de semana, equipe local conquistou 12 medalhas no Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo


Por Fabiane Almeida, estagiária sob supervisão da editora Regina Campos

03/09/2018 às 20h36

amanda-oliveira-arquivo-pessoal
Amanda Oliveira, eleita a melhor atleta da competição, entre a segunda e terceira colocas dos dez mil metros (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de um fim de semana vitorioso para os jovens do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Projeto Cria) da UFJF, quatro atletas se preparam para o Troféu Brasil de atletismo. Luiz Mauricio Dias e Rafaela Diesse (lançamento de dardos), e Amanda Oliveira e Camila Santos (5 e 10mil metros rasos) irão competir em 14 de setembro, em Bragança Paulista, interior de São Paulo.

Segundo o treinador Jorge Perrout, o Troféu Brasil é a maior competição do país e reúne os melhores atletas nacionais na modalidade de atletismo. “É muito difícil ser classificado, porque os índices que estabelecem é muito alto. Como nosso projeto é novo, ter quatro jovens com índice já é um sucesso para nós”, comemora.

PUBLICIDADE

Nesse fim de semana, os atletas sub-16 e sub-23 do projeto conquistaram 12 medalhas (sete ouros e cinco pratas) no Troféu Centro-Oeste Caixa de Atletismo, realizado em Belo Horizonte. O número de conquistas corresponde a um terço do total de medalhas que ganhou toda a Federação Mineira, a primeira no quadros de medalhas da competição.

Dentre os campeões sub-23 estão: Amanda de Oliveira (10 mil metros); Francisco Perrout (5 mil metros); Luiz Maurício Dias (lançamento do dardo e disco); Raphaela Diesse (lançamento de dardo). Também com o ouro está a atleta do sub-16: Ana Caroline da Silva (arremesso de peso) e Nalanda Campos (revezamento 4X75m).

Já os medalhistas de prata do sub-16 são: Ana Caroline Oliveira (mil metros rasos); Nalanda Campos (75m rasos e 250m rasos) e Raissa Mattos (salto triplo). Lucas Macedo (1.500m rasos) conquistou a segunda colocação no sub-23. Com sua melhor marca, de 36min38s49, a atleta Amanda Oliveira, 21 anos, foi eleita a melhor atleta feminina da competição.

O treinador da equipe comemora e afirma que os resultados saíram como o esperado. “Eles estavam muito motivados e treinando muito bem. A maioria conseguiu fazer um bom resultado e alguns melhoraram suas marcas pessoais. Como são campeões mineiros, de uma maneira geral, já esperávamos que eles tivessem esse desempenho.”

Para o Troféu Brasil, os atletas que irão disputar terão treinos normais durante essa semana e diminuirão o ritmo na próxima, para chegarem descansado à competição.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: atletismo

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.