Terceira etapa da Liga X ocorre neste sábado

Evento ainda possui inscrições abertas e a expectativa é a de o Colégio Apogeu, no Jardim Norte, receber 250 enxadristas


Por Iuri Fontana, estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

02/07/2019 às 19h32- Atualizada 02/07/2019 às 20h19

Quatrocentos e quinze alunos de 40 instituições de ensino da cidade, região e do estado do Rio de Janeiro participaram das duas primeiras etapas de 2019 da Liga X, considerada uma das principais competições de xadrez escolar do país. A próxima etapa acontece neste sábado (6), no Colégio Apogeu, na unidade do shopping Jardim Norte.

As inscrições, no valor de R$ 20, terminam nesta quinta-feira (4) e podem ser feitas na Happy Code, localizada na Rua Dr. Romualdo, 69, no Bairro São Mateus ou pelo site ligax.com.br. Após essa data o valor por participação passa a ser de R$ 40. Até o momento, 158 enxadristas confirmaram presença nesta nova etapa. A expectativa da organização é de cerca de 250 participantes.

PUBLICIDADE

Contabilizando as duas etapas iniciais, o Colégio Santa Catarina, com 90 participantes, lidera a competição até o momento com um total de 346,5 pontos. O Colégio dos Jesuítas participa com 32 alunos e ocupa a segunda colocação com 180 pontos, empatado em número de pontos com a E.M. Gabriel Gonçalves da Silva, composta por 48 enxadristas.

Enxadristas lotaram ginásio do Colégio Santa Catarina na primeira etapa (Foto: Divulgação)

Aprendendo a ser árbitro

O organizador do evento, Haroldo Guimarães Carvalhido, conta que a Liga estabeleceu uma parceria com três escolas públicas locais e selecionou alunos para atuarem como árbitros das partidas da competição. “Alguns alunos das escolas Dilermando Costa Cruz, Duque de Caxias e Gabriel Gonçalves da Silva participam sendo árbitros na parte da manhã, aprendendo, tendo experiências, além de ganhar alimentação, transporte e ajuda de custo. À tarde eles jogam e ganham a inscrição gratuita, para terem mais experiência também no jogo”, explica Carvalhido.

Jogo solidário

Na segunda etapa, 67 inscrições de alunos de escolas públicas foram custeadas por meio de doações de colaboradores. “Os professores fazem o trabalho deles de forma independente, mas nós sabemos da dificuldade de conseguir verba para participar. Iniciei a campanha no grupo de whatsapp da Liga X e alguns pais de alunos de colégios particulares se solidarizaram e estão contribuindo”, conta Carvalhido. Até agora, cerca de 47 inscrições já foram custeadas da mesma forma para a terceira etapa.

O conteúdo continua após o anúncio

Ao todo, a Liga X é composta por cinco etapas. Além da deste sábado, estão agendadas partidas para os dias 24 de agosto, no Clube Cascatinha, e 14 de setembro, no Colégio Academia. Ao final destas disputas iniciais, ainda será realizada a Superliga que irá reunir os melhores enxadristas ao longo da temporada para apontar os principais vencedores do ano.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.