Vitória pode levar o JF Vôlei até ao terceiro lugar na primeira fase
Por outro lado, se derrotada na última rodada, equipe pode ir à penúltima posição, mas ainda sem rebaixamento definido
A vitória do JF Vôlei na noite do último sábado (29), por 3 sets a 2 (25/21, 23/25, 25/17, 13/25 e 12/15), sobre o Brasília Vôlei/Upis, fora de casa, levou ao time comandado pelo técnico Marcos Henrique a possibilidade de terminar a fase de classificação até na terceira posição, se vencer o lanterna Lavras Vôlei, na última rodada, nesta quinta-feira (5), às 20h, em Lavras (MG). Para isso, também é necessário que Brasília ou Uberlândia tropecem. Com oito pontos somados, os juiz-foranos ocupam a quinta posição após seis jogos, com três vitórias e três derrotas.
A vaga entre os quatro primeiros é o principal objetivo da equipe local neste momento em virtude de benefício previsto no regulamento da competição nacional. Todos os oito clubes participantes se classificam para a próxima fase, de mata-mata, disputada em melhor de três jogos. Mas aqueles que ocuparem o G-4 terão a vantagem de atuar duas vezes em casa, se necessário, visto que o primeiro duelo das quartas de final ocorre no ginásio da equipe pior colocada na etapa de pontos corridos.
Ver essa foto no Instagram
Se vencer Lavras por 3 a 0 ou 3 a 1, parciais que dão três pontos ao time vencedor, chegaria aos 11, mesmo número do vice-líder Anápolis (GO) e do Uberlândia (MG), terceiro colocado. O quarto é o Brasília, com nove. O JF Vôlei, contudo, já não pode ultrapassar os goianos, com cinco vitórias contra três – primeiro critério de desempate. Logo, Brasília ou Uberlândia são os adversários pelo G-4.
Neste momento, com a quinta posição, o JF Vôlei enfrentaria o Brasília, com duelo de ida em Juiz de Fora, e o segundo fora. Se cada time vencer um jogo, por exemplo, a classificação seria definida novamente na casa adversária, pela quarta colocação.
Rebaixamento só no mata-mata
Segundo regulamento, descem para a Superliga C as duas equipes de pior campanha entre as que não avançarem às semifinais – visto que todos os times passam para as quartas. Apesar da chance de integrar o G-4, o JF Vôlei, matematicamente, pode terminar a primeira fase na penúltima colocação se perder seu jogo e São José (seis pontos) e Canoas (sete pontos) ultrapassarem os juiz-foranos. Logo, se isto ocorrer, e o time local for eliminado nas quartas, acaba rebaixado.
Última rodada
O duelo entre Lavras e JF Vôlei abre a última sessão de jogos da fase classificatória da Superliga B. Os outros três confrontos ocorrem no sábado (7), às 17h: o vice-líder Anápolis recebe o Canoas, o Uberlândia, em casa, mede forças com o São José, e o líder Guarulhos visita o Brasília.
Tópicos: jf vôlei