Cândido Tostes reinicia venda de produtos lácteos


Por Bárbara Riolino, Repórter

31/08/2016 às 18h24

 

(Foto: Erasmo Pereira)
(Foto: Erasmo Pereira)

Depois de oito anos longe da mesa dos consumidores juiz-foranos, os produtos lácteos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) voltaram às prateleiras para serem comercializados na cidade. Em solenidade realizada na manhã de ontem (quarta-feira), o Epamig Empório Cândido Tostes foi reaberto à comunidade. A loja, que funciona ao lado do instituto, vai oferecer, inicialmente, seis dos 12 produtos já autorizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Já estão à disposição dos consumidores o requeijão em barra, o doce de leite pastoso e os queijos Minas frescal, Minas padrão, muçarela e o queijo fundido. Futuramente, novos itens serão incorporados ao mix de produtos, como requeijão cremoso, doce de leite em barra, manteiga, iogurtes e queijos finos, além de produtos tecnológicos frutos de pesquisas realizadas no local.

PUBLICIDADE

“A retomada do varejo é muito importante para a formação de nossos profissionais, pois a loja será um laboratório vivo, permitindo a apresentação de novos produtos e a percepção dos consumidores perante eles”, explicou o chefe geral da Epamig ILCT, Cláudio Furtado Soares, reiterando que trata-se de uma produção ainda limitada e que não visa a competição com o mercado laticinista. “Estamos recomeçando todo este processo e criando uma rotina. O desenvolvimento dos produtos será a partir da demanda e da nossa capacidade de atendê-la.”
Também presente à cerimônia, o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, ressaltou que a reabertura do empório vem a cumprir a promessa feita em abril do ano passado, quando a Epamig assumiu a gestão do instituto. Para viabilizar a retomada da fábrica-escola, segundo Verneque, foram investidos cerca de R$ 4 milhões. “O recurso, parte enviada pelo Governo do Estado e parte pelo Governo Federal, abrangeu a estrutura física, a compra de equipamentos e as adequações exigidas pelo SIF”.

Tecnologia

Além dos produtos lácteos, no empório serão disponibilizados outros rótulos desenvolvidos pela Epamig, como café, vinhos e azeite de oliva. Verneque adiantou que, dentro de seis meses, o ILCT pretende lançar uma bebida láctea gaseificada, como se fosse um refrigerante mais saudável. “É um produto com alto valor nutritivo e está em processo de registro para ser submetido ao SIF. Também estamos para firmar um convênio com a Embrapa Gado de Leite e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a produção de lácteos de alto valor agregado, desenvolvidos a partir de pesquisas e disponibilizados ao mercado posteriormente.
A fábrica-escola do instituto foi criada em 1935. Em 2008, ficou fechada para a produção no varejo para reforma e modernização das instalações. Durante este período, a unidade manteve as operações apenas para atendimento aos alunos. Após as obras, a fábrica passou a ter capacidade para operar até 30 mil litros/dia. Hoje, trabalha com mil litros/dia. O primeiro prazo previsto para a reabertura ao varejo foi setembro de 2010. O empório está localizado na Rua Tenente Luiz de Freitas 116, Santa Terezinha, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.