Grupos Solar e Larch lançam o canal Gestão & Negócio

Ambiente virtual estreia no domingo, trazendo conteúdo dedicado ao universo empresarial


Por Gracielle Nocelli

31/05/2020 às 06h49

O portal Tribuna de Minas terá um espaço exclusivo com informações sobre o universo empresarial. Neste domingo (31), será lançado o canal Gestão & Negócio no endereço https://gestaoenegocios.tribunademinas.com.br, fruto de mais uma parceria entre o Grupo Solar de Comunicação e o Grupo Larch.

O projeto surgiu a partir da identificação de demanda por informações específicas para o público empresarial, conforme explica o CEO do Grupo Larch, Luciano Larch. “É uma área que foi concebida por reconhecermos a necessidade de falarmos para o empresário, de gestor para gestor”, explica. “O nosso objetivo é gerar conteúdo para comunicar ao empresário sobre práticas do dia a dia, como fazer uma gestão eficiente e profissional da empresa.”

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O ambiente virtual terá quatro blocos de conteúdos: notícias, vídeos, agenda e colunas. Na área de notícias serão compiladas as informações que dialogam diretamente com os empresários. No espaço para vídeos serão publicadas as lives que vêm sendo realizadas pelo Grupo Larch, em parceria com o Grupo Solar Comunicação, neste período de pandemia, e também outros vídeos com conteúdo sobre gestão.

A agenda irá reunir eventos realizados em Juiz de Fora e região que possam interessar o público empresarial. Já as colunas irão abordar temas como gestão e estratégias do negócio, gestão de pessoas, marketing, inovação e tecnologia.

Na avaliação de Luciano, o canal irá permitir um diálogo mais próximo com os empresários. “Nós identificamos que há uma necessidade, cada vez maior, de comunicação com esse público, e essa comunicação precisa ter uma visão prática do negócio”, destaca. “Neste momento crítico, de pandemia, não só o aspecto solidário, mas também a busca pelo conhecimento, ficou ainda mais latente no mundo empresarial. Percebemos que é preciso criar conteúdos para esse empresário, aproximá-lo daquilo que ele precisa ler para poder refletir sua postura enquanto gestor e, também, se qualificar para tornar o negócio mais rentável.”

Grupo Larch

Fundado há quatro anos, em Juiz de Fora, o Grupo Larch trabalha com consultoria, recrutamento e seleção, desenvolvimento de pessoal e mapeamento de perfil comportamental.

Gestão & Negócio

Hoje é um dia especial de estreia deste novo canal de comunicação. É uma honra ocupar esse espaço na Tribuna de Minas para levar aos gestores de Juiz de Fora e de toda Zona da Mata algumas reflexões importantes sobre uma gestão moderna e eficiente.
E para começar, claro, é fundamental deixarmos clara a nossa visão. A forma como entendemos o verdadeiro papel de um gestor nesta Nova Economia.

Esse momento turbulento tem despertado no gestor a reflexão sobre como se desenvolver e fazer a diferença para sua empresa, independente do segmento ou área em que atua. Mas afinal, de que forma podemos exercer uma gestão moderna e transformadora para os negócios?

Somos da opinião que o caminho se inicia no entendimento de que cada vez mais seremos forçados a desenvolver uma visão de negócio multidisciplinar. Precisamos ser muito mais generalistas e compreender múltiplas áreas da gestão, como financeiro, operação, comercial, marketing, pessoas e logística.

De que adianta sermos ótimos vendedores se não sabemos como gerir financeiramente nossa empresa? De que vale conhecermos a fundo nosso produto se não sabemos gerir a equipe para que este conhecimento se transforme em resultado para a empresa? E esta necessidade se multiplica em todos os segmentos. Seja você um empreendedor do comércio, da indústria, da prestação de serviço ou até mesmo se você é um profissional liberal, saiba que cada vez mais é preciso conhecer todas as áreas do seu negócio.
Abaixo listamos quatro dicas que irão te ajudar a ser um gestor multidisciplinar e capaz de conduzir de forma eficiente os negócios:

1. Estabeleça uma estratégia clara para o seu negócio
A falta de clareza nas estratégias das organizações é o grande motivo do insucesso. Para estabelecer estratégias vencedoras é importante se conhecer o produto/serviço que será oferecido, o mercado no qual se está inserido e, principalmente, as necessidades e comportamento do público que se pretende atingir. Se posicione de forma clara e estabeleça os objetivos a serem alcançados pelo negócio. Eles servirão de direcionamento para todas as ações dentro da empresa.

2. As vendas se iniciam muito antes do “negócio fechado”
A gestão comercial eficiente começa na definição clara de uma boa estratégia comercial. Tal estratégia deverá contemplar o papel de cada canal de relacionamento e venda que será utilizado, as personas dos clientes que serão alvo das vendas e quais estratégias de marketing serão utilizadas para você se comunicar com seus potenciais clientes. Lembre-se que o processo de venda se inicia no primeiro contato da sua marca com o público alvo e a gestão comercial eficiente se encarrega de conduzir o cliente durante toda a jornada de compra até o fechamento e acompanha a entrega do produto ou serviço para garantir uma experiência intocável. Utilize, se aplicável, ferramentas de CRM para acompanhar suas vendas e interação com seu cliente e estabeleça políticas de pós-venda através da metodologia NPS.

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3. Faça com que os colaboradores trabalhem por você, e não para você
Notou a diferença? Um colaborador que trabalha “para” alguém normalmente não se envolve com o propósito e objetivo da empresa. Cumpre apenas o que lhe é solicitado e trabalha para o gasto. Já colaboradores que trabalham “por” um líder se dedicam ao máximo para que a liderança e a empresa alcancem seus objetivos e entrega o que for preciso para atingir tais objetivos. Lidere pelo exemplo e se torne cada vez mais um líder inspirador. Apresente feedbacks constantes, permita que sua equipe saiba onde estão as necessidades de melhoria. Torne claro as responsabilidades de cada colaborador e qual entrega a empresa espera no seu trabalho.

4. Boa gestão financeira não é só pagar suas contas em dia e ter retirada para os sócios
Sobrou dinheiro no caixa? Tem lucro. Faltou dinheiro? Deu prejuízo. Um erro de interpretação muito comum nas empresas. Gerir financeiramente seu negócio vai muito além de estabelecer bons controles e ser organizado com as contas. Consiste em compreender e projetar o comportamento do caixa, entender a rentabilidade não só da empresa, como também de produtos, estabelecer políticas de precificação, acompanhar a necessidade de capital de giro do negócio e controlar de forma eficiente as necessidades de endividamento e investimento. Utilize sistemas de ERP para apoio a gestão financeira e melhora na qualidade das informações que lhe apoiarão na tomada de decisão.
Estes são apenas quatro, das centenas de tópicos que precisam ser observados pelo gestor que tem como meta estabelecer uma gestão eficiente em sua empresa.

Mas tem muito mais no portal Gestão e Negócio, uma parceria do Grupo Larch com a Tribuna de Minas que estreia hoje.

Você pode acessar por meio do endereço https://gestaoenegocios.tribunademinas.com.br/.

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