Preço dos produtos sazonais varia até 233,9% em JF


Por Fabíola Costa

31/03/2017 às 07h00- Atualizada 31/03/2017 às 08h59

Foto: Fernando Priamo
Foto: Fernando Priamo

A Páscoa está chegando, e os produtos sazonais estão nas gôndolas com alta de até 4,4% na comparação com os valores praticados em 2016. Pelo menos este é o percentual estimado pela Associação Brasileira de Supermercados (SAA). Se a escolha é presentear na data – e o impacto no bolso é inevitável -, a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) dá uma ajuda aos consumidores, mostrando a flutuação dos preços de um mesmo produto em diferentes estabelecimentos comerciais da cidade. Esta é a terceira pesquisa divulgada este ano. Até a data, haverá mais uma sondagem, publicada no dia 6 de abril (ver pesquisa completa no Classifácil).

O Guia Páscoa analisa o comportamento de 130 produtos, divididos em duas categorias, em seis estabelecimentos. Entre os chocolates, as diferenças chegam a 94,9%, como é o caso do ovo Baton 2 em 1 ao leite chocolate branco, da marca Garoto (182 gramas), cujos preços variam de R$ 15,90 a R$ 30,99. A segunda maior diferença (93,3%) foi encontrada no ovo Baton de colher (73 gramas), vendido de R$ 8,79 a R$ 16,99. O ovo Classic ao Leite (200 gramas), da marca Nestlé, varia 66,7% no mercado local, sendo encontrado de R$ 29,99 a R$ 49,98.

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Em produtos diversos, a maior variação (233,9%) foi encontrada no quilo da cavalinha inteira (sem limpar), de marca mais barata, que é vendida de R$ 3,98 a R$ 13,29. O vinho branco ocupa o segundo lugar na lista, com oscilação de 199,6%. A garrafa com 750 mililitros, de marca mais barata, pode ser encontrada de R$ 8,98 a R$ 26,90 (199,6%). O quilo do camarão congelado difere 141,8% de acordo com o estabelecimento em que é vendido, sendo encontrado de R$ 29,98 a R$ 72,50. No intervalo de uma semana, apesar de ter havido produto cujo preço subiu 65,01%, como é o caso do dourado inteiro sem limpar, a maioria (51%) apresentou manutenção ou queda nos valores praticados.

O assessor da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), Dalton Abud, identifica uma variação relativa na análise do comportamento de preços de um mesmo produto em Juiz de Fora. Quando há discrepâncias, avalia, é uma questão de mercado, com oferta do item por empresas com mais expressividade. O assessor avalia, porém, que as divulgações semanais ajudam a concorrência a alinhar o mercado, sempre para baixo. “O consumidor é sempre o beneficiado.” Conforme a Abras, no grupo dos chocolates, a variação de preços na comparação com a Páscoa de 2016 chega a 4,4% (bombom em caixa de 400 gramas). Os chocolates em geral (barra e tabletes) estão 4,1% mais caros, seguidos pelos ovos de Páscoa, cuja variação oscila de acordo com a gramatura entre 2% e 3,4%.

Intenção de gastos varia entre R$ 40 e R$ 60

O Sindicato do Comércio (Sindicomércio) divulgou, nesta quinta-feira (30), a pesquisa de intenção de compras referente à data. A avaliação é que 27,91% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 40 e R$ 60 na compra de chocolates. Outros 26,98% entrevistados esperam gastar um pouco mais (entre R$ 60 e R$ 100). Para o levantamento, foram ouvidos 215 consumidores, cuja maioria (62,33%) pretende priorizar a compra de ovos de chocolate. O pagamento à vista é a opção de 77,67%.

Horário do comércio

Também foi divulgado o esquema de funcionamento para a data. Na quinta, dia 13, e no sábado, dia 15, o comércio funciona em horário normal. Na sexta-feira, dia 14, podem abrir as lojas aqueles que possuem o certificado de adesão ao regime de trabalho em feriado.

 

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