Cursos de TI garantem oportunidades no mercado
PUBLIEDITORIAL
Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, o investimento no setor triplicou
O setor de Tecnologia da Informação, TI, está em alta no mercado oferecendo muitas oportunidades de emprego. Um fato recorrente é que são poucos os profissionais qualificados para atuar na área. Segundo estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas, FGV, o investimento com tecnologia triplicou em relação aos últimos anos. Cerca de 7,6% da receita são voltados para este setor. A estimativa é que as organizações valorizem cada vez mais este departamento.
Qualificação é essencial
Analisar sistemas, programar, proteger os dados e criar novas ferramentas para o cotidiano das empresas tornam-se atividades necessárias para o crescimento e segurança da organização. Ter na equipe profissionais certificados e graduados é fundamental para que isso aconteça.
Muitos profissionais e estudantes buscam nos cursos superiores uma possibilidade de qualificação. A grande vantagem é que são oferecidas muitas opções de cursos tecnólogos, ou seja, em pouco tempo o profissional estará apto a entrar no mercado de trabalho, seja para o primeiro emprego ou para uma promoção.
Para o Analista de Sistemas Tiago Sales, o curso tecnólogo em Sistemas para Internet foi um diferencial na hora de conseguir um estágio e, mais tarde, a contratação. “Estamos passando por uma evolução muito significativa, sendo necessário atualizar nossos conhecimentos a todo momento. As empresas estão cada vez mais exigentes na escolha de profissionais”, comenta.
Tiago ainda afirma que essas exigências são fruto da velocidade em que as novas tecnologias são criadas, por isso, a necessidade de uma equipe qualificada para realizar os trabalhos.
Contratações
Segundo a coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet do Instituto Vianna Júnior, Miriã Corrêa, o mercado está aquecido e possui muitas oportunidades de contratação.
Apesar de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro oferecerem maior número de empregos no país, Miriã destaca que Juiz de Fora também tem ofertado muitas vagas e que sempre repassa aos estudantes. “A cidade possui um grande número de empresas de tecnologia, tanto nacionais quanto multinacionais”, conta.
A coordenadora ainda comenta que a maioria dos alunos é contratada antes de concluir a faculdade devido a alta demanda por profissionais de tecnologia que estejam qualificados.
Outra possibilidade para o profissional qualificado é empreender em seu próprio negócio, criando uma startup e vendendo soluções tecnológicas.