Procon identifica avanços rumo à regularização do abastecimento

Expectativa era de que o abastecimento de combustível começasse a ser regularizado nesta quarta


Por Fabíola Costa

30/05/2018 às 18h56

Grandes filas se formaram ao longo desta quarta em Juiz de Fora (Foto: Leonardo Costa)

Apesar de ainda ser preciso um prazo maior para regularização do abastecimento de combustíveis em Juiz de Fora, a orientação expressa é não promover uma corrida aos postos sem necessidade. Conforme o superintendente do Procon, Eduardo Schröder, a estipulação de 20 litros por pessoa, previsto no decreto de situação de emergência publicado pela Prefeitura, é uma forma de contribuir para normalizar, o quanto antes, a situação na cidade. Daí a importância do respeito a essa regra. A norma prevê também o limite de compra de um botijão de gás por residência. Não há prazo para que as regras deixem de valer na cidade.

Segundo Schröder, não é necessário correr aos postos para encher o tanque, porque, além dos comboios organizados pela Prefeitura, há outros capitaneados por empresários, inclusive donos de postos, para suprir as necessidades da população, sempre contando com o apoio da Polícia Militar (PM). Na avaliação do superintendente, apesar de ainda não ter sido possível garantir o pleno abastecimento, as filas nos postos diminuíram bastante de ontem para esta quarta-feira. A expectativa é de que, até o final da semana, a situação esteja normalizada – ou muito perto disso. “A orientação é deixar quem tem maior necessidade abastecer.” O Procon informa que manterá o plantão, inclusive no feriado, para receber denúncias e apurar casos de infração ao decreto.

PUBLICIDADE

Retomada
A Petrobras Distribuidora, por meio de nota, informou que, após nove dias de paralisações, o abastecimento aos clientes está sendo retomado, de forma gradativa, em todo o Brasil, com as desobstruções de estradas, vias de acesso e portarias de bases de distribuição, e com o apoio das escoltas de comboios de caminhões-tanque realizadas pelas Forças de Segurança. A avaliação é de que alguns pontos do país, sobretudo as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, já operam dentro da normalidade. No entanto, em aeroportos secundários e nas regiões Sul e Sudeste, “ainda há restrições à circulação que impedem o abastecimento pleno do mercado”.

O posicionamento é de que a BR permanece de prontidão, com um plano de retomada do abastecimento – com prioridade aos serviços essenciais à população – para atender a revenda e demais clientes “de forma plena e segura tão logo esses últimos pontos de bloqueio estejam desobstruídos”. Até a normalização das nossas operações, diz a estatal, as bases da companhia continuarão operando em regime especial, inclusive no feriado e nos finais de semana. A Central de Serviços da Petrobras Distribuidora teve a equipe de atendentes reforçada e já foi mobilizada para estender o horário de atendimento, com o objetivo de prestar o suporte necessário a clientes e área comercial.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.